Santa Casa: Cirurgiões prometem greve por tempo indeterminado

Após uma paralisação de três dias, os médicos cirurgiões da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza voltam ao trabalho nesta segunda-feira (03.05) e a noite, participam de uma assembleia geral da categoria, na sede do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará, para uma avaliação do movimento.

Os médicos esperam uma contraproposta da Prefeitura e do Estado até a hora da assembleia. Caso esta contraproposta não seja aceita, a categoria poderá decidir por uma greve geral por tempo indeterminado.

Os cirurgiões da Santa Casa reivindicam o reajuste dos valores pagos pelas cirurgias. Eles querem que o valor seja calculado com base na tabela da Classificação Brasileira Hierárquica de Procedimentos Médicos (CBHPM), com redutor de 40%, usado por grande parte dos planos de saúde, e não pela tabela do SUS como acontece atualmente.

Hoje, pelo SUS, um cirurgião recebe R$ 40 por uma cirurgia de remoção do apêndice e R$ 60 por uma mastectomia. O presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará, José Maria Pontes, reforça que a reivindicação de adoção da CBHPM é de toda categoria e não descarta paralisações em outros hospitais da rede pública.

Neste mês de abril, os cirurgiões da Santa Casa aprovaram em assembléia da categoria a realização de paralisações progressivas, até que as suas reivindicações sejam aceitas. A primeira, no dia 8, durou 24 horas. Como não houve consenso com os gestores, os médicos paralisaram por dois dias (22 e 23 de abril). Na semana passada (28,29 e 30 de abril), os médicos cruzaram os braços por três dias consecutivos. Cerca de 120 cirurgias e 600 atendimentos ambulatoriais tiveram de ser remarcados. Na assembléia desta noite (03.05), a categoria pode definir por greve por tempo indeterminado.

Fonte: Assessoria de Imprensa do SIMEC