Sem categoria

Unidade da oposição cada vez mais distante na Nicarágua

Uma eventual unidade da oposição na Nicarágua, com vistas a criar uma frente comum com alguma possibilidade de derrotar o sandinismo nas eleições gerais de 2011, a cada fica mais distante e hoje já parece impossível a curto prazo. As últimas duas semanas foram marcadas por um notável aumento dos ataques cruzados entre os líderes das principais forças contrárias ao governo da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN).

Por Alfredo G. Pierrat, em Prensa Latina

O mais recente episódio foi protagonizado nesta quarta (5) por Arnoldo Alemán e Eduardo Montealegre, os dois principais aspirantes a substituir, em janeiro de 2012, Daniel Ortega na Presidência da República. Mas, para conseguirem esse propósito, primeiro teriam que derrotar o candidato da FSLN nas eleições de novembro do próximo ano, uma missão quase impossível se os adversários entrarem cada um por conta própria na disputa..

Alemán, que já foi presidente de 1997 a 2002 e quer voltar a ser, ontem oficializou sua candidatura pelo Partido Liberal Constitucionalista (PLC). Depois, em coletiva de imprensa, desafiou Montealegre a escolher o candidato único opositor em primárias interpartidárias, algo que a essa altura parece pouco provável.

Quiçá por isso, Alemán assegurou que manterá sua postulação como candidato presidencial, independentemente dos Estados Unidos apoiarem Montealegre como o candidato único da oposição.

Montealegre tinha criticado previamente a candidatura de Alemán, afirmando que não é um pretendente ganhador, e lhe sugeriu que se dedicasse a assessorar sua postulação (a de Montealegre) presidencial.

Certo é que as diferenças entre ambos os líderes liberais ganharam maior força desde que, na semana passada, se soube que Montealegre teve, dias antes, uma entrevista com o presidente Ortega, pelo que foi duramente criticado pelo PLC, ainda que melhor tratado por outros setores opositores.

Enquanto isso, o tempo passa e a busca da unidade da oposição segue sem perspectivas de concretizar-se.

Fonte: Prensa Latina