Minas realiza sua 3ª Conferência do Esporte

Com o objetivo de subsidiar a construção do Plano Mineiro do Esporte, acontece, dos dias 05 a 07 de maio, a 3ª Conferência do Esporte Mineiro. O evento pretende levantar proposições que vão nortear as políticas esportivas de Minas Gerais.

 A Conferência tem como objetivos consolidar o espaço de diálogo entre o Estado e a sociedade, mobilizar os agentes públicos do Estado e municípios para aperfeiçoar a estruturação institucional e política de esporte e lazer, promover ampla mobilização, articulação e participação popular em torno da análise do atual Sistema Nacional de Esporte e estabelecer os territórios esportivos. A Conferência está sendo realizada no Minascentro.

As discussões da 3ª CEM estão sendo feitas por delegados eleitos nas etapas municipais e regionais, que ocorreram até o dia 10 de abril de 2010, e por pessoas interessadas. As conclusões e deliberações da conferência serão subsídio para a formatação do Plano Mineiro do Esporte, que orientará o esporte no Estado nos próximos 10 anos.

Ontem (05/05) participaram da solenidade de abertura da 3ª CEM o ministro interino do Esporte, Waldemar Manoel Silva de Souza, o secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Alberto Rodrigues, o adjunto Rogério Romero e os deputados estaduais Carlin Moura, Doutor Viana, João Leite e Gláucia Brandão.

Alberto Rodrigues, secretário estadual da SEEJ, destacou a importância do evento como ponto de união intersetorial para avançar as políticas em Minas e no Brasil, “A conferência é uma oportunidade para fortalecer uma convergência de ações, fortalecendo o trabalho em rede e aproveitando a atual conjuntura social, econômica e esportiva do estado e do país”, enfatizou.

O ministro interino salientou a importância das conferências como um instrumento ideal para aperfeiçoar políticas públicas e aprimorar os mecanismos de gestão do esporte. Para ele, o objetivo do Plano Decenal é transformar o Brasil em uma potência esportiva. Com isso, ele destacou projetos da estrutura de incentivo ao esporte que o governo federal está implantando, tais como o Programa Segundo Tempo, o PELC, Bolsa Atleta, entre outros.

Para Waldemar as novas conquistas do esporte no Brasil, inclusive as Olimpíadas e a Copa “só estão sendo possíveis porque, desde o início do governo Lula, o esporte vem sendo tratado como política de Estado”, salientou..

A 3ª CEM se orienta por 10 eixos temáticos:

1. Sistema Nacional de Esporte e Lazer – ações que articulam os vários atores sociais e esportivos (instituições e pessoas) de acordo com suas funções sociais para a conquista de objetivos comuns vinculados ao desenvolvimento do esporte e lazer.
2. Formação e valorização profissional – ações que promovem o desenvolvimento do esporte por meio da qualificação dos atores que atuam diretamente na gestão e operação de ações ligadas à prática de atividades físicas e esportivas.
3. Esporte, Lazer e Educação – ações que englobem as atividades físicas e esportivas vinculadas ao desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para o exercício da cidadania e a prática do lazer.
4. Esporte, saúde e qualidade de vida – ações que fortaleçam a cultura da prática de atividades físicas e esportivas junto à população mineira.
5. Ciência, Tecnologia e Inovação – ações que estabeleçam, melhorem e divulguem a utilização de metodologias científicas para realização de diagnósticos, desenvolvimento de processos e apuração de resultados decorrentes de atividades ligadas ao esporte e lazer e desenvolvidas por toda a sua cadeia.
6. Esporte de Alto Rendimento – ações que englobem a massificação e incremento do desenvolvimento das modalidades esportivas com o objetivo de obter resultados.
7. Futebol – ações que subsidiem estratégias para desenvolver o futebol amador e profissional.
8. Financiamento do Esporte – ações que subsidiem estratégias de aumentar diretamente ou indiretamente recursos financeiros destinados ao esporte e lazer.
9. Infraestrutura esportiva – ações que vinculem a construção, adequação e melhoria de espaços para a prática de esporte e de lazer em suas diferentes manifestações, vinculando a potencialidade de sua utilização;
10. Esporte e economia – ações que envolvam estratégias para fortalecer a cadeia produtiva do esporte.

Empreendedorismo Esportivo

Simultaneamente à 3ª CEM, está acontecendo a 1ª Feira do Empreendedorismo Esportivo de Minas Gerais, que reúne representantes municipais e instituições do 1º, 2º e 3º setores, em exposição de produtos e serviços ligados ao esporte. A 1ª Feira do Empreendedorismo Esportivo de Minas Gerais é uma oportunidade para a articulação do setor produtivo e de serviços relacionados às atividades físicas e esportivas.

De Belo Horizonte,
Sheila Cristina