Deputado do PCdoB promove café com política
O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) reuniu 150 convidados, em um café da manhã com discussão política, no dia 7/5, num hotel em Salvador. De forma descontraida, houve troca de idéias sobre as ações do mandato do parlamentar e a conjuntura política, em especial a da Bahia, que tem sua cena movimentada, com a busca da melhor composição da chapa majoritária encabeçada por Jaques Wagner (PT).
Publicado 09/05/2010 16:15 | Editado 04/03/2020 16:20
Participaram gestores públicos, empresários, lideranças do movimento popular e sindical de Salvador e Região Metropolitana (RMS) e vários pré-candidatos a deputado estadual. Daniel ressaltou os desafios das eleições de 2010. “A nossa responsabilidade nas eleições deste ano é muito grande. A gente sabe que a batalha vai ser difícil. Não podemos vacilar”, ressaltou o deputado Daniel.
Em uma breve análise sobre a conjuntura, o parlamentar apontou os avanços do país, promovido pela política implementada pelo governo Lula nos últimos oito anos. “Estamos
diante de um momento histórico. Precisamos dar continuidade à política de desenvolvimento instaurada pelo presidente Lula. A hora é de lutar para consolidar este projeto. Isso é uma responsabilidade que está em nossas mãos”, afirmou.
Para o deputado, que é presidente do PCdoB na Bahia e líder do Bloco de Esquerda da
Câmara, a disputa eleitoral de outubro terá um caráter plebiscitário. Segundo ele, é fundamental que os projetos postos em debate se oponham e ressaltem suas diferenças. “Será uma eleição com dois pólos distintos em disputa, com elementos bastante diferenciados, declarou. Almeida ainda destacou a importância da maioria da população saber que a pré-candidatura de Dilma Roussef é um desdobramento do projeto político que tem à frente Lula o que não ocorre com o projeto opositor, liderado pelo pré-candidato do PSDB, José Serra.
Continuidade e Avanço
Tanto no cenário nacional, quanto na política local, da Bahia, as idéias da continuidade
e avanço estão juntas. Daniel apontou os principais avanços do governo Wagner, com destaque para as políticas de emprego e renda, saúde, esporte e infraestrutura. “Somos parte de um governo que conseguiu realizar muita coisa, especialmente no interior.
Sabemos que ainda temos muito a fazer. A expectativa da população, com a derrota do carlismo, não foi completamente atingida. Estamos com o projeto de retomada a Bahia em curso. Temos que defender a continuidade e o avanço, daí a importância de reeleger o governador Wagner”, avaliou.
Na sequência, várias lideranças falaram referindo-se a esse tema. “Em três anos conseguimos transformar a Bahia, mas sabemos que podemos e vamos avançar muito mais”, afirmou o ex-artilheiro de futebol e atual superintendente da Superintedência de Esportes da Bahia,(Sudesb), Raimundo Nonato Tavares da Silva, o “Bobô.
“O nosso desafio vai mais além. Estamos vivenciando um modelo em transição. Acredito que temos condições de construir um governo, cada vez mais à esquerda”, afirmou o deputado estadual Javier Alfaya (PCdoB), ao analisar as políticas da Bahia e do Brasil.
Representante dos Trabalhadores
O encontro no café da manhã foi também um momento de reafirmar a necessidade da
renovação do mandato do deputado Daniel Almeida na Câmara. “A renovação de um mandato como o de Daniel vai exigir muito mais de nós em todos os campos, no movimento sindical, no movimento de bairros, no chão de fábrica, na escola e em casa”, afirmou Everaldo Augusto, da Secretaria para Assuntos da Copa 2014 (Secopa). “A atuação de Daniel em defesa de uma agenda positiva para o estado e dos trabalhadores é facilmente percebida”, ressaltou o gestor público.
O deputado Daniel é um dos principais articuladores do debate à cerca da necessidade de aprovação da redução da jornada de trabalho de 44h para 40h, sem redução do salário. Isto foi lembrado pelo presidente da CTB da Bahia, Adilson Araújo. “Uma peça chave na representação dos trabalhadores no Congresso Nacional. Daniel defendeu a melhoria do salário mínimo, a valorização da aposentadoria, o fim do fator previdenciário, a aprovação do direito de greve para os servidores, e agora está à frente das lutas pela aprovação da redução da jornada de trabalho para 40 horas”, afirmou.
Para o deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB), o mandato de Daniel contribui com a luta de classe em nosso país, abrindo caminho para um futuro de mais igualdade social e econômica. “Daniel consegue abrir debates e estabelecer importantes conquistas na Câmara”, ressaltou.
O encontro promovido pelo mandato do deputado Daniel Almeida é parte de um cronograma de eventos que estão acontecendo em várias regiões do estado, com o objetivo de interagir com as lideranças políticas diante dos desafios políticos das eleições de 2010. Já ocorreram reuniões em importantes cidades da Chapada Diamantina: Itaberaba, Iaçu e Irecê. Estão previstos outros encontros em Guanambi, Jacobina e Juazeiro. Ao final de cada reunião é formada uma equipe para aprofundar as necessidades da região e iniciar um processo de debates em preparação à campanha eleitoral.
Da redação local, com Karlo Dias da Ascom do dep. Daniel Almeida