Copa 2014: Câmara debate mobilidade urbana em Salvador

A Câmara Municipal realizou uma audiência pública nesta quinta-feira (5/5) para debater os problemas da mobilidade urbana e do sistema de transporte coletivo em Salvador. O secretário estadual extraordinário para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa), Ney Campello, foi um dos palestrantes do evento, no qual falou das ações dos governos estadual e federal para garantir a mobilidade em Salvador e Região Metropolitana durante a Copa de 2014.

Na sua apresentação, Ney Campello detalhou as responsabilidades dos Governos, especialmente nas obras do entorno do Aeroporto Luís Eduardo Magalhães e dos terminais turísticos portuários, além das desapropriações e a execução das obras de mobilidade urbana. No Porto de Salvador, o Governo Federal vai atuar na revitalização da área, na construção de mais dois berços de atracação, assim como na dragagem e ampliação da área e a reforma do terminal de passageiros e todo o entorno.

O secretário da Secopa explicou também sobre as ações no Aeroporto, com a modernização do terminal de passageiros e a construção de uma nova pista, com 3 mil metros de extensão, por 45 de largura, ampliando a capacidade de pousos e decolagens. Também estão incluídas ações no corredor estruturante Aeroporto-Acesso Norte e os Eixos Metropolitanos de Transportes, englobando os municípios de Lauro de Freitas, Camaçari e Mata de São João, onde se concentra uma boa parte do parque hoteleiro da RMS.

Durante a audiência, a Prefeitura apresentou também o projeto da Rede Integrada de Transporte de Salvador (RIT), que pretende desobstruir os problemas de mobilidade da cidade, sobrecarregada com uma frota de 600 mil carros, e uma população em torno de três milhões de habitantes. A intenção da prefeitura é melhorar o transporte através do BRT (Bus Rapid Transit/ ou Ônibus de Transporte Rápido), um projeto que já foi implantado em outras grandes metrópoles do Brasil e do mundo.

Da redação local, com informações da Ascom da Secopa e agências