Santa Casa: Cirurgiões adiam paralisação e esperam negociações

Em assembleia realizada nesta sexta-feira (07/05), no auditório da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, os médicos cirurgiões decidiram, por unanimidade, esperar até quarta-feira (12/05) para decidir por uma paralisação por tempo indeterminado. 

A paralisação que começaria neste sábado (08/05) foi temporariamente cancelada, atendendo ao pedido da promotora de Saúde Pública, Isabel Porto. A promotora se comprometeu a realizar uma reunião na quarta-feira (12/05) para discutir com os secretários de Saúde do Estado e Município a situação dos cirurgiões do hospital.

Os médicos acataram o pedido alegando que não querem parar, querem mesmo é negociar. Eles sabem da gravidade que é deixar de realizar as cirurgias marcadas com antecedência e resolveram dar um voto de confiança, esperando que a reivindicação da categoria seja atendida.

Para avaliar o resultado da reunião da promotora com os secretários, os médicos marcaram uma assembleia para o mesmo dia, quarta-feira (12), às 19 horas, no Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará.

Reivindicação

Os 120 cirurgiões da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza querem passar a receber seus honorários de acordo com a tabela da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos – CBHPM, com redutor de 40% e ressaltam que essa reivindicação já se estende por dois anos, junto com os anestesistas da Santa Casa, que já tiveram sucesso nas negociações.

Participaram da assembleia, além dos cirurgiões e do presidente do SIMEC, José Maria Pontes, o deputado federal Raimundo Gomes de Matos, o deputado estadual Heitor Férrer, o vereador Iraguassu Teixeira, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Ceará, Ivan Moura Fé e o provedor da Santa Casa, Dr. Luís Marques.

Fonte: Assessoria de Imprensa do SIMEC