Presidente da Câmara e vereadores de Guanhães defedem  Carlin

Na reunião realizada na câmara municipal de Guanhães, oito indicações e cinco projetos lei e aprovação de outros dois projetos. Mas a principal discussão ficou a cargo do presidente da casa, vereador Dermeval de Pinho Tavares que rebateu as declarações do Deputado Gustavo Valadares (DEM) sobre o oportunismo do Deputado Carlin Moura (PCdoB).

Segundo o presidente Dermeval, em matérias veiculadas na Rádio Folha FM e no site da Folha (www.folhadeguanhaes.com.br/política), o Deputado Gustavo Valadares em visita a Guanhães, na sexta-feira, dia 30, teria atacado o Deputado Carlin Moura chamando-o de oportunista e de querer ser o salvador da pátria, referindo-se ao Hospital Regional.

Dermeval afirmou que as declarações de Valadares não procedem e justificou que a visita de Carlin Moura a Guanhães foi a convite dele e de alguns vereadores. " Ele esteve aqui para resolver a situação dos taxistas, dos pequenos produtores e também para verificar a situação do HIC. Ao contrário do Deputado Gustavo Valadares que sequer convidou esta casa para sua reunião na sexta-feira, aqui em Guanhães " esclareceu.

O vereador Lucimar Ferreira Pinto foi taxativo em dizer mais uma vez que a política é um ninho de cobras e comentou: " O deputado Gustavo Valadares foi covarde, por que o Carlin Moura jamais o Carlinhos citou o nome dele aqui em Guanhães."
O vereador Evandro Lott disse que está decepcionado com as atitudes dos deputados e lembrou: "ao invés de falarem mal uns dos outros deveriam buscar soluções e verbas para o hospital que está fechado".

O vereador Osmar Gomes Fidelis salientou que esta é a parte podre da política e que o Deputado Valadares pode dar as mãos a alguns vereadores da casa, que segundo ele também saem difamando os colegas pelos bairros da cidade.

Para concluir o assunto , o vereador Demerval solicitou ao secretário que fizesse a leitura da resposta do Deputado Carlin Moura ao Deputado Gustavo Valadares, intitulada Carta Aberta à População de Guanhães. Detalhe, o próprio presidente foi quem fez a leitura do documento.

Fonte: Folha de Guanhães

Veja abaixo carta aberta que o deputado Carlin lançou na cidade:

Carta aberta à população de Guanhães

Prezados moradores de Guanhães e região, e leitores do jornal Folha de Guanhães.

É do conhecimento de todos, inclusive do colega deputado Gustavo Valadares, que sou filho de Virgolândia, cidade onde nasci, me criei e para a qual retorno constantemente, pois lá mantenho minha família, meus amigos, minhas raízes.

Conheço a realidade da minha região e as necessidades da gente do Vale do Rio Doce, pois sou parte dessa gente, por quem luto desde sempre, e agora mais do que nunca, enquanto político.

Após notícia veiculada no jornal Folha de Guanhães, no dia 30 de abril de 2010, sinto a necessidade de esclarecer a população sobre alguns pontos das declarações do colega Deputado Gustavo Valadares, por não admitir que seja posto em dúvida o nosso trabalho, sério e honesto, comprometido com Guanhães e região:

1) No dia 14 de julho de 2009, juntamente com a Deputada Cecília Ferramenta, realizamos audiência pública em Guanhães para debater a crise do Hospital e a situação dos taxistas, que estavam sendo impedidos de trabalhar. Tal audiência ocorreu para atender solicitação da ampla maioria dos vereadores da Câmara de Guanhães;

2) Após a audiência, em agosto de 2009, fizemos visita ao Sr. Secretário de Estado da Saúde, Dr. Marcus Pestana, que, sensibilizado com a situação, liberou o Pro-Hosp, equipando todo o hospital. Na mesma tarde, visitamos, também, Sr. Fuad Nomam, Secretário da SETOP, que liberou os taxistas para o trabalho, tendo feito inclusive reunião do DER com taxistas no município de Guanhães. Nas duas audiências, estávamos acompanhados pelos vereadores da Câmara e pelo prefeito de Guanhães;

3) Em 2010, permanecendo situação de crise, retornamos à Guanhães, acompanhados pelo Deputado Wander Borges. Na ocasião, fizemos nova visita ao Hospital, onde fomos recebidos pelo seu novo provedor. Esta visita motivou nova audiência na Secretaria de Saúde com o Secretário Antônio Jorge se comprometeu em liberar o valor de 300 mil reais, para ajudar na negociação da dívida, e em se reunir com os prefeitos e médicos. Esta audiência foi também acompanhada por este deputado, pelos vereadores da Câmara, pelo Prefeito de Guanhães e pelo Ministério Público;

4) Todas as reuniões e audiências da ALMG são de conhecimento público e aberta a participação de todos os 77 deputados da ALMG e qualquer cidadão que se interesse pelo assunto;

5) Além dessas conquistas para Guanhães, na área da saúde, ainda lutamos, junto aos Ministérios do presidente Lula, para ampliar o PRONAF, territórios da cidadania, PET, Segundo tempo e PELC

6) Buscando garantir uma assistência à saúde de qualidade para todos os cidadãos de Minas, defendemos na Assembleia, o cumprimento da Emenda Constitucional nº 29, que determina que 12% das receitas do estado devem ser aplicados exclusivamente na saúde, o que representaria, de imediato, mais de 7 bilhões de reais do orçamento do Estado para a saúde.

A saúde não espera

A luta do Hospital de Guanhães é a maior, por causa do tamanho da sua crise e da sua importância, já que sem saúde não vivemos e não lutamos. Por isso, está acima de qualquer diferença política.

Tenho certeza de que se todos os políticos, empresários, cidadãos, homens e mulheres, jovens e idosos, estiverem unidos pelo hospital de Guanhães, mais rápido venceremos essa crise.

Ainda em favor de Guanhães e região, destacamos as seguintes iniciativas:

REQUERIMENTO SEM NÚMERO – COMISSÃO

FORMULA APELO AO PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO NO SENTIDO SEJA MANTIDA A VARA DO TRABALHO NA COMARCA DE GUANHÃES.

Autor: DEPUTADO CARLIN MOURA PC DO B
Situação: APROVADO

REQUERIMENTO SEM NÚMERO – COMISSÃO

FORMULA APELO AO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME NO SENTIDO REFORÇAR E AMPLIAR AS POLÍTICAS PÚBLICAS E PROGRAMAS DESSE MINISTÉRIO NO MUNICÍPIO DE GUANHÃES E REGIÃO.

Autor: DEPUTADO CARLIN MOURA PC DO B
Situação: APROVADO

REQUERIMENTO SEM NÚMERO – COMISSÃO

FORMULA APELO AO SECRETÁRIO DE TRANSPORTE E OBRAS PÚBLICAS NO SENTIDO DE PROMOVER MELHORIAS E REFORMAS NO AEROPORTO DE GUANHÃES.

Autor: DEPUTADO CARLIN MOURA PC DO B
Situação: APROVADO

RQN 5436 2010 – REQUERIMENTO NUMERADO

ENCAMINHA AO GOVERNADOR DO ESTADO, AO SECRETÁRIO DE DEFESA SOCIAL E AO COMANDANTE DO CORPO DE BOMBEIROS PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS COM VISTAS À INSTALAÇÃO DE UMA UNIDADE DO CORPO DE BOMBEIROS NO MUNICÍPIO DE GUANHÃES.

Autor: DEPUTADO CARLIN MOURA PC DO B

RQN 5436 2010 – REQUERIMENTO NUMERADO

ENCAMINHA AO GOVERNADOR DO ESTADO, AO SECRETÁRIO DE DEFESA SOCIAL E AO COMANDANTE DO CORPO DE BOMBEIROS PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS COM VISTAS À INSTALAÇÃO DE UMA UNIDADE DO CORPO DE BOMBEIROS NO MUNICÍPIO DE GUANHÃES.

Autor: DEPUTADO CARLIN MOURA PC DO B
Situação: APROVADO
Belo Horizonte, 04 de maio de 2010

Grande Abraço,

Dep. Carlin Moura – PCdoB