Sem categoria

Sexismo e racismo institucionais serão debatidos em evento

O seminário “Identificação e Abordagem do Racismo e do Sexismo Institucionais”, aberto às 19 horas desta segunda-feira (10) e que prossegue até quarta (12), reúne representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) e do governo brasileiro para discutir com gestores de políticas para as mulheres e igualdade racial transparência e inovação da gestão pública e aperfeiçoamento da transversalidade de gênero, raça e etnia nas políticas, programas e serviços públicos.

O evento conta com a participação de gestoras, gestores e especialistas em políticas públicas de gênero e raça de todos os estados do Brasil, incluindo Distrito Federal. A oficina tem o objetivo de contribuir no debate para a redução das desigualdades sociais provocadas pelas questões de gênero e raça. E também ajudar a população a ter um melhor atendimento das suas necessidades, considerando a diversidade nas regiões do país, nos estados e municípios.

A oficina também servirá para definir uma agenda de integração de gênero e raça para ampliar os resultados dos Planos Nacionais de Políticas para as Mulheres (PNPM) e de Promoção da Igualdade Racial (PLANAPIR) na esfera estadual.

No cenário internacional, o Brasil é referência na institucionalização de organismos governamentais de políticas para as mulheres e igualdade racial, criando oportunidades para a concretização dos direitos humanos das mulheres e das populações negra e indígena.

A solenidade de abertura terá as presenças do coordenador residente das Nações Unidas no Brasil, Jorge Chediek, da ministra Nilcéa Freire, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, e do ministro Eloi Ferreira de Araújo, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

De Brasília
Com informações da Unifem