Fortaleza: Projeto beneficia pessoas que vivem em situação de rua

Pelo menos 100 pessoas em situação de rua são atendidas em Fortaleza, diariamente, no Dispensário para os Pobres, projeto realizado pelos Filhos da Caridade de São Vicente de Paula. O espaço localizado na Avenida da Universidade, 3106, no bairro Benfica, oferece cursos, palestras e oficinas em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

O morador de rua recebe ainda o almoço, cedido pelo Governo do Estado do Ceará, e espaço para recuperação das drogas. Todo dia, a partir das 8h da manhã, as atividades são iniciadas. Cursos de eletricista, bombeiro hidráulico, serigrafia, alfabetização, dentre outros são fornecidos aos participantes. A entidade recebe pedidos de serigrafia e o dinheiro ajuda na compra de materiais e para os próprios moradores que fazem as peças. No próximo dia 17 será iniciado o curso de arte culinária.

Ainda pela manhã são realizadas oficinas que além de fornecer conhecimento profissional, ajuda na consciência ambiental dos moradores de rua. A oficina de garrafas PET, reutiliza os produtos usados para a produção de vassouras e até de móveis. A preocupação não fica só na profissão dos participantes, mas também nas condições psicológicas dos mesmos.

O curso sobre qualidade de vida, orientado pelo professor Paulo Vera, faz uma preparação por meio de entrevista com os alunos, e com o resultado são construídas metodologias de acompanhamento psicossocial e psicoterapeutico. O objetivo dessa ação é de resgate da cidadania desta parcela da população. Após estas ações diversos alunos se tornaram voluntários nas atividades com os outros moradores.

Segundo a Irmã Inês, responsável pelo projeto, o intuito principal é de lutar contra a fome e a partir daí oferecer serviços para resgatar a dignidade humana. “Todos os moradores de rua que chegam aqui são cadastrados com dados pessoais e foto. Queremos transformar a realidade deles, por isso informamos que não adianta vir para almoçar apenas, o mais importante é sair daqui com uma melhor expectativa de vida” Explica Irmã Inês.

O dispensário conta ainda com um pequeno centro de recuperação de drogados. O espaço atende, no momento, 10 jovens que desejam abandonar o vício. “O centro ainda é pequeno, não temos condições de aumentar o número de atendidos, por isso pedimos aos empresários e entidades que ajudem. Acreditamos que esta ação traz benefícios para a sociedade como um todo.” diz a irmã.

Fonte: Agência da Boa Notícia