Prefeitos do PCdoB na Bahia criam núcleo para unificar demandas

Reunidos nesta sexta-feira (14/5), em Salvador, prefeitos do PCdoB na Bahia decidiram pela criação de um núcleo, para facilitar a troca de experiências e unificar as demandas junto ao governo estadual e federal. Promovido pela Secretaria de Relações Institucionais do PCdoB, o encontro contou ainda com a participação de vices-prefeitos, do presidente estadual do PCdoB, Daniel Almeida, parlamentares e outras lideranças políticas.

“Este encontro é mais um passo que damos na articulação dos nossos prefeitos no estado, da discussão sobre administração pública, política e, sobretudo sobre a tática política do partido. O encontro serve também como espaço privilegiado de troca de experiência e de organização dos prefeitos. Em termos de ações partidárias, o principal resultado da reunião é a criação de um núcleo de coordenação de prefeitos, que passa agora a funcionar de maneira mais ordenada, para a sistematização das pendências que temos para tratar com o governador e as secretarias estaduais”, explicou o secretário estadual de Relações Institucionais do PCdoB, Nilton Vasconcelos.

A principal tarefa deste núcleo será fortalecer o elo entre os prefeitos comunistas, para que o partido possa assim ter mais força de intervenção junto ao governo estadual e até federal. A idéia, sugerida pelos prefeitos, é de que as demandas dos municípios tenham alguma unidade, aumentando assim a possibilidade de sucesso junto aos governos, além de elevar a força política do partido. Segundo a prefeita de São Sebastião do Passe, Tânia Portuga, o encontro revelou a necessidade de maior articulação entre os prefeitos, que demonstraram a intenção de se reunir com maior freqüência para discutir as situações dos municípios que governam e assim fortalecer as gestões.

O prefeito de Capela de Alto Alegre, Claudinei Novato, também ressaltou a importância do encontro. Para ele, os prefeitos precisam desta interação com outras administrações do partido para aprender com as experiências exitosas, mas também para passar um pouco de suas experiências. “Em Capela de Alto Alegre, estamos procurando colocar em prática todos os fundamentos teóricos de uma boa administração pública. Sempre trabalhando com planejamento, ouvindo a comunidade e avaliando as ações”, disse.

Fortalecimento político

O encontro foi dividido em dois momentos: no período da manhã o debate foi sobre conjuntura política, tática eleitoral do PCdoB. Durante a tarde, os prefeitos de Juazeiro, Isaac Carvalho; de São Sebastião do Passe, Tânia Portugal, e de Capela do Alto Alegre, Professor Ney apresentaram as principais ações desenvolvidas em suas cidades.

Para o presidente estadual do PCdoB, Daniel Almeida, “esta é uma oportunidade rara de fazer essa troca de opinião, informação, compartilhar experiências do que está acontecendo em cada município e dos prefeitos compartilharem também da tática que o partido adota para este momento político. Como os prefeitos são líderes naturais do município e da região, consideramos que isto tem um grande significado para o fortalecimento da nossa tática eleitoral. O sucesso do nosso projeto de reeleger Wagner, eleger os senadores e os deputados está diretamente relacionado à nossa força e o convencimento que as lideranças do partido podem dedicar nessa batalha e os prefeitos têm um papel muito importante nisso”, avaliou.

Almeida enfatizou ainda que a realização de encontros com toda militância faz parte do jeito e de fazer política do PCdoB, que não se organiza apenas para as batalhas eleitorais de tempos em tempos. “Ele tem uma vida orgânica e política permanente. Por isso fica mais fácil reunir e unificar as ações em momentos como estes. Talvez seja realmente um diferencial em relação aos outros partidos que atuam em nosso país”, concluiu.

O evento reuniu os prefeitos de Juazeiro, Isaac Carvalho; de Prado, João Alberto Amaral (Jonga); de Correntina, Nilson José Rodrigues (Maguila); de Ubatã, Agilson Muniz; de Capela do Alto Alegre, Claudinei Xavier Nonato (Professor Ney), além da prefeita de São Sebastião do Passe, Tânia Portugal. O vice-prefeito de Santanópolis, Geraldo Cerqueira, e de Palmas de Monte Alto, Manoel Lopes também prestigiaram o encontro, que teve também a presença da deputada federal Alice Portugal, do deputado estadual Álvaro Gomes, da vereadora Olívia Santana e do presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães.

De Salvador,
Eliane Costa