Criado o PCdoB em Cotiporã

No dia 11 de maio ocorreu o lançamento do PCdoB no município de Cotiporã, na região Nordeste do Estado. O evento contou com a presença de representantes da direção estadual do partido, filiados e amigos. Na oportunidade foi lançada a pré-candidatura de do ex-prefeito da cidade Dalmo Scussel à Assembleia Legislativa.

cotiporas

O PCdoB local vinha sendo gestado desde setembro de 2009 na cidade por um grupo de lideranças identificadas com a história e os objetivos do partido. Após a criação da Comissão Provisória foi iniciada a construção do pedido definitivo para a existência legal do PCdoB no município. A direção eleita ficou composta por Dalmo Luiz Scussel, presidente; Vilmar Alves da Rosa, vice-presidente; Sérgio Geraldo Pitol, secretário e Sérgio Storti, tesoureiro.

Os presentes também debateram o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento e sobre os objetivos eleitorais dos comunistas no país e no Rio Grande. Scussel, que já governou o município por duas vezes, entre 1989 e 1992 e de 1997 a 2000 (na época era filiado ao PDT), será a aposta local para a eleição a deputado estadual. “O caminho para o socialismo passa pela realização de inúmeras batalhas em diferentes níveis com a participação do povo”, disse Scussel.

O PCdoB RS esteve representado por Roberto Sum, secretario de Finanças e pela secretária de Organização, Cora Chiapetta, além do vereador de Caxias do Sul, Assis Melo.

Cotiporã é um município novo, teve sua emancipação em 12 de maio de 1982. Possui 4.077 habitantes, e tem como base de sua economia a agricultura e pecuária. Quanto à produção industrial conta com diversas fábricas de jóias, esquadrias, móveis, vinhos, frigoríficos e embutidos. Cotiporã orgulha-se de sua história e de suas belezas naturais, é conhecida também como “Jóia da Serra Gaúcha”.