ABGLT reúne, pela 1ª vez, todas entidades filiadas em marcha
Um conjunto de atividades que vão de 17 a 19 de maio, em Brasília (DF), marcam mobilização da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) que culmina com a 1ª Marcha Nacional contra Homofobia e 1º Grito pela Cidadania LGBT. O ato lembra o dia 17 de Maio de 1990, que marca a retirada, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), da homossexualidade da classificação internacional de doenças. A data é reconhecida como o Dia Internacional de Combate à Homofobia.
Publicado 17/05/2010 11:14

A 1ª Marcha Nacional contra a Homofobia e o 1º Grito Nacional pela Cidadania LGBT e contra a Homofobia é uma manifestação inédita, pois é a primeira vez que as 237 organizações LGBT filiadas à ABGLT estarão presentes em um único ato pela afirmação dos direitos da população LGBT. Para o diretor de combate à homofobia da União Nacioanl dos Estudantes (UNE), Denilson Alves, que participa da organização da atividade, "essa marcha sera um marco no movimento LGBT do nosso país".
Nesta segunda e terça-feira (17 e 18/5), a juventude da ABGLT, em parceria com os movimentos estudantil e juvenil, realizará um seminário na Universidade de Brasília (UnB), que tem o tema “UnB fora do armário!” O objetivo é debater vários temas relacionados às questões LGBT e à interface com os movimentos sociais das quais a juventude participa, além de denunciar os constantes casos de homofobia que vêm acontecendo nas universidades. Confira a programação do seminário abaixo:
![]() |
Na terça-feira (18/5) acontece o 7º Seminário de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais no Congresso Nacional, que tem o tema: “Direitos Humanos de LGBT: Cenários e Perspectivas” (cartaz e programação abaixo). O evento, que vem sendo realizado anualmente desde 2004, será realizado no Auditório Nereu Ramos na Câmara dos Deputados. O Seminário contará com a presença de vários parlamentares, advogados, gestores públicos, pesquisadores e militantes que estarão debatendo os temas que envolvem as principais reivindicações do movimento LGBT brasileiro. Na solenidade de abertura o Hino Nacional será entoado pela cantora Angela Leclery. O Seminário é promovido pelas Comissões de Legislação Participativa, Direitos Humanos e Minorias, e Educação e Cultura, da Câmara dos Deputados, em parceria com a ABGLT. Para programação e inscrições, clique aqui.
Na quarta-feira (19/5), a partir das 9h, na Esplanada dos Ministérios, em frente à Catedral Metropolitana de Brasília, acontecerá a concentração da 1ª Marcha Nacional contra a Homofobia e 1º Grito Nacional pela Cidadania LGBT e contra a Homofobia. O local será o ponto de encontro de várias caravanas vindas das 27 unidades da federação. No início da Marcha, a atriz e cantora Jane di Castro entoará o Hino Nacional.
Bandeiras
A partir das 10h30, milhares de militantes LGBT e também de outros movimentos sociais sairão em caminhada pela Esplanada dos Ministérios em manifestação de reivindicação das principais demandas da ABGLT, dentre as quais a garantia do Estado laico, o cumprimento do Plano Nacional LGBT, a aprovação imediata do PLC 122/2006 – que combate a toda discriminação, incluindo a homofobia – e por decisão favorável do judiciário sobre União Estável entre casais homoafetivos, bem como a mudança de nome de pessoas transexuais.
537 Organizações, Instituições Públicas, Parlamentares e Personalidades já assinaram o MANIFESTO (abaixo) em apoio à 1ª Marcha Nacional contra a Homofobia e ao 1º Grito Nacional pela Cidadania LGBT e Contra a Homofobia.
Com relação à implementação do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT, a ABGLT solicitou audiência no período de 17 a 19 de maio com cada um dos 18 ministérios com ações previstas no Plano. Até o momento já foram confirmadas 8 audiências com os/as ministros/as da Saúde, Educação, Previdência Social, Esporte, Promoção de Políticas de Igualdade Racial, Direitos Humanos, Relações Institucionais da Presidência da República e Relações Exteriores.
Pelo Brasil
Em todos estados também estão sendo realizados eventos de comemoração e manifestações alusivos ao Dia Internacional Contra a Homofobia.
A Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais – ILGA, publicou em 15 de maio seu relatório anual “Homofobia de Estado”, que destaca que em 76 países é crime ser uma pessoa LGBT e 5 países punem com a pena de morte. O relatório também traz um panorama dos países em que os direitos das pessoas LGBT vêm sendo reconhecidos. Acesse o relatório (em espanhol).
A ABGLT atualmente é maior rede LGBT na América Latina e responsável por todos os andamentos da I Marcha Nacional contra a Homofobia.
De São Paulo, Luana Bonone, com informações da ABGLT