João Ananias destaca instalação da Fundação Oswaldo Cruz no Ceará

O deputado João Ananias (PCdoB) informou, durante a sessão desta terça-feira (18/05) da Assembleia Legislativa, que o Governo desapropriou um terreno no município do Eusébio para a construção de uma sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Ceará. Técnicos da entidade, porém, já estão no Estado. Por ora, trabalham numa sala alugada pelo Executivo numa torre comercial em Fortaleza.

Segundo Ananias, a chegada do empreendimento é fruto de esforços da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), órgão que comandou nos últimos três anos. Criada há 110 anos, a Fiocruz é internacionalmente reconhecida como uma instituição voltada para a produção de fármacos, vacinas e desenvolvimento de pesquisas científicas.

Os trabalhos da Fundação serão feitos em parceria com as universidades federais e estaduais cearenses. Contudo, estudos prévios já indicaram a necessidade de criação de cursos de mestrado e doutorado em “saúde da família”. Devido a isso, projeto foi enviado ao Congresso Nacional para criar formações específicas no Ceará, Rio Grande do Norte e Maranhão.

No nosso Estado, serão 20 vagas para a Universidade Federal do Ceará (UFC), 20 para a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e outras 20 para a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Com isso, atenderia-se ao primeiro eixo de atuação da Fiocruz regional: a atenção primária da saúde. Mas existem outros dois: tecnologia em saúde e a produção de fármacos.

Conforme Ananias, a ideia é colocar o Ceará na perspectiva da construção de equipamentos de proa, como os marca-passos. Por ano, 30 mil são usados em todo o País. Entretanto, todos são produzidos fora. “A vinda definitiva da Fiocruz será um marco significativo na produção de tecnologia e conhecimento”, aparteou o vice-líder do Governo na Assembleia, deputado Roberto Cláudio (PSB).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL