Wagner mantém liderança em nova pesquisa Vox Populi
Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (17/5), pela Rede Bandeirantes/Instituto Vox Populi, confirma o favoritismo de Jaques Wagner (PT) para o Governo da Bahia. Mais uma vez, o atual governador manteve-se na liderança, com 41% das intenções de voto; à frente de Paulo Souto (DEM), com 32%, e deixando para trás, numa longínqua terceira posição, o deputado federal Geddel Vieira Lima (PMDB), com apenas 9%.
Publicado 18/05/2010 22:59 | Editado 04/03/2020 16:20
Apesar de ainda distante das eleições outubro e do início da propaganda eleitoral, quando os candidatos e candidatas são, de fato, apresentados ao público por meio de programas de rádio e TV, a pesquisa sugere que assim como na eleição de 2006, Wagner e Souto devem voltar a protagonizar a disputa nas urnas.
Na avaliação do presidente estadual do PCdoB, Daniel Almeida, a pesquisa não apresenta novidades: “Revela que há uma preferência pelo governador, o que outras pesquisas já tinham apontado, e que há uma lembrança do eleitorado do último gestor, Paulo Souto, o que é natural”. Para ele, essa polarização era esperada e segue o mesmo cenário nacional de disputa entre Dilma (PT) e Serra (PSDB). “Além da constante polarização entre o setor de esquerda e o mais identificado com a direita, a pesquisa revela também que há muita dificuldade com relação ao segundo palanque que Geddel procura representar”, completou.
Ainda segundo Daniel Almeida, a polarização é positiva, porque favorece uma definição da eleição já no primeiro turno. “Então, agora o caminho é identificar a candidatura de Wagner como a que tem relação com o projeto nacional, com a candidatura de Dilma e com Lula. E a candidatura de Paulo Souto é identificada com Fernando Henrique Cardoso e José Serra”, destacou.
A pesquisa ainda aponta 1% dos votos para o candidato do PV, Bassuma, enquanto que brancos e nulos somam 4%; e não sabem ou não souberam responder, 13%. Já na espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, Wagner aparece com 21%; Souto, com 9%; e Geddel pontua 2%. Brancos e nulos somam 3%; e não sabem ou não souberam responder, 64%.
O Instituto VoxPopuli ouviu 700 pessoas nos dias 8 e 11 de maio, em 36 municípios baianos. A margem de erros é de 3,7% para mais ou menos.
De Salvador,
Camila Jasmin