Luciano apóia criação de movimento em defesa do Centro do Recife
A criação de um movimento mais amplo em defesa do Recife foi proposto nesta terça-feira (18) pelo vereador e presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, da Câmara Municipal do Recife, Luciano Siqueira (PCdoB/PE), ao encerrar a audiência pública que promoveu no Plenarinho da Casa de José Mariano, para debater a requalificação do Centro expandido do Recife
Publicado 19/05/2010 14:46 | Editado 04/03/2020 16:58

“É oportuno que se faça um movimento em defesa do centro do Recife, especialmente no momento em que Pernambuco inicia um novo ciclo de desenvolvimento econômico”, afirmou.
Segundo o parlamentar, a idéia é que se estabeleçam parcerias formais e informais ainda mais amplas e plurais entre o Poder Público municipal, o Parlamento e a sociedade civil visando o encaminhamento de soluções para os problemas do centro da Cidade. “Penso que a solução para as questões do centro passa por três iniciativas: ações integradas, parcerias e conscientização da população”, destacou Luciano, lembrando que a discussão do tema “tem hoje uma importância capital”.
Além de Luciano Siqueira, participaram da mesa de trabalho o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sílvio Vasconcelos, os secretários municipais Isabel Viana, de Serviços Públicos, e Amir Schvartz, de Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras, e o presidente do Instituto da Cidade do Recife Engenheiro Pelópidas Silveira e Milton Botler, da Prefeitura do Recife.
PRIORIDADES
Em sua exposição, o presidente da CDL, Sílvio Vasconcelos, fez uma retrospectiva das iniciativas da entidade visando à melhoria das condições do centro da Cidade. Ele lembrou as intervenções realizadas pela Prefeitura do Recife dentro do projeto Reviver o Centro do Recife, que incluiu a revitalização de fachadas e a troca de piso das ruas Duque de Caxias, Nova e Imperatriz.
Sílvio Vasconcelos apresentou ainda as principais reivindicações dos lojistas do Centro, entre elas as consideradas prioritárias pela CDL: ordenamento do comércio informal, segurança pública, iluminação pública, limpeza e coleta de lixo, revitalização da Rua Sete de Setembro e recuperação das calçadas. “A atual situação do Centro traz dificuldades para se vender a cidade. Por isso, conclamo toda a população a dar um passo no sentido de termos um centro do Recife do qual possamos ter orgulho de mostrar ao Brasil”.
Para o secretário de Controle e Desenvolvimento Urbano da PCR, Amir Schvartz, “o centro do Recife tem recebido um tratamento especial da PCR. Várias parcerias foram formalizadas e outras precisam ser consolidadas”, afirmou, lembrando que “o Recife tem demandas maiores do que os recursos disponíveis e os investimentos na área são discutidos no Orçamento Participativo”.
Segundo Amir Schvartz, a manutenção das calçadas é de responsabilidade dos proprietários. “O prefeito João da Costa criou Grupo de Trabalho para tratar da questão”, disse. Sobre o comércio informal, o secretário afirmou que é preciso encontrar uma solução que vá além da simples retirada do ambulante, “pois ele voltará ao mesmo local”. Ele acredita que a solução é capacitar esses trabalhadores oferecendo-lhe alternativas de trabalho ou inseri-lo formalmente na atividade comercial. O secretario informou ainda que no mês de julho a PCR concluirá a elaboração do cronograma de ações para o centro da cidade, que inclui solicitações dos lojistas como a revitalização da Praça Machado de Assis e das Ruas Martins Júnior e Sete de Setembro, que terá um trecho transformado em via de pedestres.
A secretária de Serviços Públicos, Isabel Viana, destacou a realização do Projeto Mutirão para o Centro que vem sendo executado pela PCR desde o dia 10 de abril nos finais de semana. Segundo ela, diversas ruas e logradouros do Recife estão passando por serviços de limpeza de canaletas e galerias e poda de árvores. “Os pontos críticos estão recebendo atenção especial”, garantiu a secretária, para quem é preciso apostar nas parcerias e na conscientização da população para garantir a limpeza da cidade.
Um investimento de cerca de R$ 140 milhões em ações no centro expandido do Recife até 2014 foi anunciado pelo presidente do Instituto Pelópidas da Silveira, Milton Botler. Entre as ações previstas estão a requalificação urbana do bairro de São José, que inclui a melhoria da acessibilidade, construção do anexo do Mercado de São José e a reestruturação do shopping popular de Santa Rita. Os recursos serão investidos ainda na requalificação das avenidas Guararapes e Dantas Barreto e seus entornos, bem como da Rua Imperial, com a retirada de mais de mil palafitas, e na construção de conjuntos habitacionais, entre eles o Sérgio Loreto, próximo à praça do mesmo nome.
Fonte: Site do Vereador Luciano Siqueira