Professores da rede estadual continuam em greve
Em assembleia realizada na tarde dessa terça-feira (18/05), na praça da ALMG, a categoria decidiu pela continuidade da greve. A próxima assembleia está marcada para o dia 25/05.
Publicado 19/05/2010 16:30 | Editado 04/03/2020 16:50

Os professores continuam com a principal reivindicação que é a implementação do piso nacional. Durante o ato professores denunciaram que as promessas feitas pela secretária Vanessa Guimarães, durante reunião intermediada na ALMG dia 12/05 não estão sendo cumpridas, pois está havendo corte de ponto dos grevistas. Outro ponto colocado no ato foi a decisão do Tribunal de Justiça de Minas que declarou que a greve é valida.
Durante a assembleia, a presidente do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) Beatriz Cerqueira afirmou que o comando de greve recebeu um telefonema do governo afirmando que está sendo redigido um documento proposta para ser apresentado.
A categoria decidiu que manterá a greve e caso o documento seja recebido, a assembleia marcada para o dia 25/05 pode ser adiantada.
A surpresa da vez foram os deputados da base do governo, Duarte Bechir e Doutor Viana que pediram a palavra para declarar apoio aos professores. Para eles o apoio dos deputados da base é fundamental para resolução do impasse.
Carlin Moura (PCdoB) fez o uso da palavra para manifestar a legitimidade da luta. “A categoria precisa ser valorizada, os trabalhadores precisam ser respeitados. Piso salarial nacional já!”, declarou.
Os trabalhadores seguiram em caminhada até a praça 7.
De Belo Horizonte, Sheila Cristina – texto e fotos