Anápolis homenageia autor da Lei que devolveu autonomia a cidade

Aldo Arantes recebeu homenagem da Câmara Municipal de Anápolis pela autoria da Lei que revogou o Decreto que declarava o município como interesse de segurança nacional, devolvendo aos cidadãos anapolinos, o direito de escolher seus dirigentes.

O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (20), em uma sessão solene no Plenário da Câmara Municipal de Anápolis que comemorava os 25 anos da Autonomia Política e Administrativa da cidade. 
 
A solenidade, de iniciativa do presidente da Câmara, vereador Sírio Miguel (PSB) homenageou os políticos que contribuíram e participaram do restabelecimento da democracia política de Anápolis.
 
Autoridades presentes
 
Também foram homenageados: o primeiro prefeito de Anápolis (pós autonomia – 1985), Adhemar Santillo; o deputado federal (PT), Rubens Otoni, que foi candidato a Prefeito do município em 1985; o ex-deputado federal, Aldo Arantes, autor da Lei da Autonomia; o ex-deputado federal Pedro Canedo, também candidato a Prefeito pós-autonomia; o então membro do Comitê Pró-Autonomia Política de Anápolis, Max Lânio Gonzaga Jaime.
 
Participaram do evento, o secretário municipal de esporte e lazer de Goiânia, Luiz Carlos Orro; presidente do PCdoB de Goiás e vereador por Goiânia, Fabio Tokarski, vereadores de Anápolis, representantes de movimento sociais, presidentes de partidos políticos, familiares dos homenageados, estudantes e servidores da Casa.
 
Na oportunidade foi exibido um documentário sobre o momento político de intervenção na cidade anapolina e dos atores do processo de redemocratização. Após este momento o presidente da Câmara, Sírio Miguel fez seu pronunciamento. “A ocasião é de reconhecimento dos que lutaram pela democracia plena”. O vereador lembrou que a luta para aprovação do Projeto de Lei do então deputado federal, Aldo Arantes não foi fácil. “Aldo assumiu essa bandeira, foi heróico e competente por conseguir aprovação desta Lei, depois de dois anos em tramitando no Congresso. E a Comissão Pró-Autonomia também pressionou para que a Lei fosse votada”.   
 
O deputado Rubens Otoni também ressaltou a importância do processo que culminou na emancipação política de Anápolis, em um período de dura repressão por parte dos militares. “O Projeto de Lei de Aldo Arantes serviu não só para a luta na Câmara dos Deputados, mas também foi exemplo para outras lutas que se seguiram na cidade de Anápolis e no país”, relembrou o deputado federal.
 
O presidente do PCdoB de Goiás e vereador por Goiânia, Fabio Tokarski ressaltou que a ditadura foi um retrocesso para o país, do ponto de vista do cerceamento das liberdades e da vivência democrática, mas também porque atrapalhou a integração nacional. “O PCdoB esteve na origem da luta contra a ditadura em Goiás e em Anápolis. A juventude atual tem de compreender o grau de restrições que houve na ditadura, para que hoje possamos reforçar a democracia. Por isso, a importância de uma sessão como a realizada”, destacou o vereador.  
 
Tokarski elogiou ainda iniciativa da Câmara de Vereadores de Anápolis que revelou o papel das instituições democráticas e dos partidos políticos, sobretudo neste momento em que o PCdoB vive o maior período de legalidade em toda sua historia.
 
Pronunciamento do homenageado
 
Em seu discurso, Aldo Arantes agradeceu os familiares presentes e disse que como autor do Projeto se sente realizado por ter podido dar esta contribuição à sua cidade natal. O ex-deputado agradeceu a homenagem e reafirmou que a vitória é fundamentalmente do povo anapolino.
 
Aldo Arantes relembrou que no dia da votação do Projeto, em 1985, um ônibus se deslocou de Anápolis para um Ato Público em Brasília, levando uma Carta Aberta ao Congresso Nacional que dizia: “O Comitê Pró-Autonomia Política de Anápolis faz veemente um apelo no sentindo de restabelecer ao povo anapolino o direito de eleger o seu prefeito e vice-prefeito”. E mais uma vez o Congresso Nacional é convocado a responder às aspirações populares. Segundo Aldo, assim, o Projeto terminou sendo aprovado pelas duas casas legislativas federais e sancionado pelo Presidente José Sarney, em 1º de abril de 1985, como Lei 7.303. 
 
Em seu pronunciamento, enquanto deputado da Câmara Federal, Aldo Arantes disse que a verdadeira razão que levou os militares a transformarem Anápolis em situação de Segurança Nacional foi o espírito combativo de seu povo e sua tradição de luta oposicionista. “A luta pela autonomia política de Anápolis é parte do combate mais geral pelo fim do regime militar, pelas eleições diretas para Presidente e pela convocação de uma Assembléia Nacional livre e soberana”, concluiu Aldo.
 
Ao final do evento foi entregue uma placa de agradecimento aos homenageados.
 
Cassação revogada
 
Na ocasião, também foi revogada a Lei que cassou o mandato do ex-vereador Geraldo Tibúrcio – falecido durante a ditadura militar. O ex-parlamentar ainda foi homenageado, pois seu nome foi dado à Ouvidoria da Câmara Municipal. A decisão foi aprovada por unanimidade. Também foi instituída, na solenidade, a Corregedoria do Legislativo anapolino.
 
Da redação,
Eliz Brandão