Sem categoria

Gabeira se lança no RJ, esconde Marina e escancara pacto PV-Serra

Em ato de lançamento de sua pré-candidatura ao governo do Rio de Janeiro, realizado neste domingo (23), o deputado federal Fernando Gabeira “esqueceu” que é filiado ao PV e sequer mencionou o nome da presidenciável Marina Silva. Em vez disso, frisou a existência de parlamentares "velhacos" — deputados estaduais e vereadores cariocas que teriam sido alvo de suborno por empresas de ônibus.

Inicialmente resistente à candidatura — uma vez que o atual governador, Sérgio Cabral, é favorito absoluto nas eleições de 3 de outubro — , Gabeira só aceitou ir à disputa para dar palanque estadual ao presidenciável tucano José Serra. Apesar de o PV ter pouca expressão no Rio, o pacto pró-Serra garantiu a Gabeira uma coligação que inclui PV, PSDB, DEM e PPS.

Embora o pré-candidato ao governo diga que pedirá votos só para Marina no primeiro turno, a traição à presidenciável “verde” é notória. O ex-deputado Márcio Fortes (PSDB), cotado para ser o vice na chapa, cita um almoço em que Gabeira se sentou junto a Serra: "Aquilo foi uma pré-campanha eleitoral, e o Gabeira estava lá para dizer que está com o Serra".

No lançamento deste domingo, o conluio PV-Serra se escancarou. Preocupados em não confrontar o PSDB, o DEM e o PPS — que apoiam Serra —, militantes do PV cobriram o nome de Marina escrito nas faixas do partido. O nome da pré-candidata do PV à Presidência — que estava em pelo menos quatro faixas estendidas no salão — foi apagado de última hora, com fitas adesivas e até com panfletos que tinham fotos de Gabeira.

Integrantes do PV disseram ter sido orientados a não explicitar o nome de Marina, em respeito à diversidade da coligação. Gabeira, ao contrário, disse não haver qualquer problema em citar a pré-candidata nas faixas. "Era perfeitamente permitido. Todo mundo mencionou Marina", disfarçou o deputado, com uma saída esfarrapada, depois do lançamento. "A Marina estava presente em todo meu discurso porque é um discurso ecológico. Não é a citação verbal da Marina. Ela é a minha candidata".

Da Redação, com agências