Pedro Bigardi participa de debate no Estadão sobre “Ficha Limpa”

Nessa sexta-feira (21/5) o jornal O Estado de S. Paulo realizou um debate com representantes dos partidos políticos sobre o projeto “Ficha Limpa”, aprovado no Senado. O deputado estadual Pedro Bigardi representou o PCdoB.

Em sua fala inicial comentou sobre a importância da aprovação. “É uma vitória dos movimentos sociais que se mobilizaram em todo o país para a aprovação dessa lei”.

Para Bigardi, com a “Ficha Limpa” os partidos terão que aumentar seus critérios em relação aos seus candidatos. “Cada partido terá um pouco mais de cuidado na escolha de seus candidatos”. Prática já adotada pelo PCdoB, como afirma o parlamentar. “O PCdoB tem em sua ideologia a preocupação na formação de seus militantes e na escolha de bons candidatos que representem com dignidade o partido e os interesses da população”, completou.

O deputado Pedro Bigardi destacou outro ponto importante com a aprovação da “Ficha Limpa”, uma maior rapidez no julgamento dos processos, principalmente durante as campanhas eleitorais. “Muitos processos que surgem durante a campanha eleitoral, não são julgados com a devida rapidez e após passado o período eleitoral fica complicado o seu julgamento”, ressaltou.

Outra questão levantada no debate foi a “Reforma Política” no Brasil. Segundo o deputado Pedro Bigardi, é preciso discutir alguns pontos polêmicos da reforma política e assim garantir a sua aplicabilidade. “Temos um conjunto de polêmicas na reforma política como o voto distrital misto, questão da lista, coligação proporcional que nasceu de uma forma, mas hoje está sendo usada para ganhar espaço na televisão, deveríamos avançar em alguns pontos consensuais e não ficar apenas na discussão da reforma política total, temos que garantir que ela seja implementada e aplicada de fato”.

Congresso como protagonista da reforma política

A bandeira da reforma política como compromisso dos dois pré-candidatos à presidência foi debatido pelos presentes.
Para o senador Roberto Freire, o futuro presidente tem que assumir esse compromisso e realmente aplicar a reforma política. Freire fez duras críticas ao governo Lula que, segundo ele, não se empenhou pela reforma política.

O deputado Bigardi discordou do senador e afirmou a necessidade do Congresso Nacional ser o protagonista da reforma política. “É importante que os pré-candidatos se comprometam e trabalhem pela reforma política, mas não podemos tirar do Congresso Nacional essa responsabilidade, ele tem competência para discutir e apresentar uma reforma política eficaz, caso contrário teremos um Congresso submisso ao Executivo, o que não será bom para o país”, enfatizou Bigardi.