Secel mobiliza participantes para o Dia do Desafio

Cerca de 120 municípios devem participar do evento em todo o Brasil

Esporte

O Dia do Desafio, campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde, acontece hoje (25/05), e amanhã (26/05). Para celebrar a data, a Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Esporte e Lazer (Secel), em parceria com o Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc-CE), elaborou uma programação com diversas atividades esportivas e recreativas.

A meta é fazer com que o maior número possível de fortalezenses pratique, pelo menos, 15 minutos de atividade física durante os dois dias do evento. Na abertura do evento, as atividades serão iniciadas às 17h, na Avenida Beira Mar, no Meireles. Capoeira, aulas de ginástica, ciclismo, dança e apresentações artísticas fazem parte da programação, que segue até as 19h30. Já na quarta-feira, o palco das atividades será transferido para a Praça do Ferreira, no Centro, de 6h30 às 20h, sempre com diferentes atividades a cada 15 minutos.

Quem passar por esses locais vai ter a oportunidade de praticar diversas atividades, como dança, artes marciais, ioga, rapel, tirolesa, muro de escalada, ciclismo indoor, além de gincanas e brincadeiras.

A Secel vai participar ativamente do Dia do Desafio, através da mobilização de grupos de capoeira, aulas de tai chi chuan, com o Programa Espaço Oriental, e ginástica, com os participantes do Programa Academia na Comunidade.

Ao longo do dia, o Salão de Tabuleiro também vai proporcionar momentos de lazer e descontração, através da prática de jogos de mesa e tabuleiro, como dama, xadrez, gamão totó, tênis de mesa, dominó e sinuca.

Escolas, empresas e demais organizações também vão participar das ações e qualquer pessoa que esteja realizando atividade individual ou em grupo pode registrar a participação através do número 0800.2753105.

A expectativa da organização do evento é que 120 municípios brasileiros participem do Dia do Desafio. Em 2009, 23 países participaram da ação, representados por mais de 3.800 cidades. O Brasil participa do evento há 15 anos.

Saiba mais

O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela TAFISA – The Association For International Sport for All – entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.

Trata-se de uma campanha de incentivo à prática regular de atividade física, como forma de garantir mais saúde e qualidade de vida à população. O evento ocorre anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio.

Serviço

Dia do Desafio 2010

Período: Terça-feira, 25, e quarta-feira, 26 de maio
Local: As atividades se concentrarão na avenida Beira-Mar, no Meireles, e na Praça do Ferreira, no Centro.
Horário: terça-feira, das 17h às 19h30, e na quarta-feira, das 6h30 às 19h
Entrada: Qualquer cidadão pode participar

Fonte: Assessoria de imprensa da Secel