Sem categoria

Venezuela e China firmam acordos de planejamento estratégico

Venezuela e China assinaram vários acordos sobre o planejamento do desenvolvimento econômico e social do país sul-americano, depois de várias horas de negociações entre o Executivo venezuelano e especialistas do gigante asiático.

Um dos documentos firmados assegura a assessoria e participação chinesa na exploração das potencialidades de mineração do sudeste da Venezuela, uma região rica em ferro, ouro e bauxita para a produção de alumínio.

Durante uma passagem do canal Venezolana de Televisión, o presidente Hugo Chávez folheou várias textos com recomendações para o desenvolvimento de setores específicos, tais como habitação, mineração, transportes, eletricidade, petróleo, gás e petroquímica e indústrias.

Chávez disse que as discussões na segunda-feira permitirão colocar em andamento uma série de projetos e investimentos para essas três anos, assim como explorar novos horizontes para os períodos subsequentes, até 2030, o que classifciou como o terceiro ciclo do país.

O presidente disse que uma equipe venezuelana viajará a Pequim em julho próximo e esboçou a possibilidade de uma reunião de alto nível com o presidente chinês, Hu Jintao, em agosto, para que já estejam prontos os compromissos finais em outubro e novembro.

O principal conselheiro do Banco de Desenvolvimento da China, Liu Ke Gu, disse que passou mais de 10 dias na companhia do vice-presidente venezuelano Elias Jaua, e vários ministros, fazendo um tour da região.

Fomos para o campo obter informação mais profunda e detalhada do país, e fornecemos pareceres preliminares do planejamento integral sócio-econômico da Venezuela em geral e de oito áreas específicas, disse Liu.

Fonte: Prensa Latina