Vítimas da barragem Algodões I recebem homenagem na Alepi

Será na próxima quinta-feira, 27, a Sessão Solene que a Assembleia Legislativa realizará em homenagem às vítimas do rompimento da Barragem de Algodões I, município de Cocal, a 268 quilômetros de Teresina. A tragédia que deixou mais de mil famílias desabrigadas completa um ano no dia 27.

Deverão participar da Sessão Solene representante dos moradores da região, do Governo do Estado, Ministério Público, da OAB-PI e outros setores da administração direta do Estado.

A tragédia foi provocada devido as fortes chuvas que caíram em maio do ano passado naquela região, e nas nascentes do rio Pirangi, no Ceará. O rio foi represado no município de Cocal, na barragem de Algodões, que estava com sua estrutura comprometida. A tragédia arrastou 500 casas, foram registradas quatro mortes e deixou 1.600 famílias desabrigadas.

O Governo do Estado usa assistência emergencial através do cadastro da Defesa Civil. Cerca de 550 moradias foram construídas pelo Governo. Foram liberados R$ 35 milhões para recuperação dos estragos na cidade de Cocal.

RISCOS – À época, o risco da tragédia foi verificado por técnicos contratados pelo Estado. Depois da tragédia o Ministério Público abriu investigações para apurar a responsabilidade no rompimento da Barragem de Algodões I.

Também o Governo do Estado enviou seis equipes de resgate do Corpo de Bombeiros para o local do desabamento da barragem, no ano passado.