China aponta Tocantins com potencial para investimentos

Matéria divulgada no Jornal Valor Econômico, de circulação nacional, nesta quinta-feira, 27, aponta o Tocantins como um dos estados mais promissores para futuros investimentos de empresários chineses.

A empresa Pall Internacional, um grupo formado por investidores privados com o governo da China, pretendem instalar na região conhecida como Mapito (Maranhão, Piauí e Tocantins) para produzir bioenergia e grãos.

Para os chineses e empresários estrangeiros, estes estados possuem grandes oportunidades, principalmente para a aquisição de terras. O grupo pretende comprar de 200 a 250 mil hectares de terras nos três estados. “O interesse dos chineses é muito grande, principalmente por possuir terras em conta, chegando até 30% a menos no valor das terras”, informou Fernando Jank, diretor geral da Tiba Agro, empresa brasileira ligada a recursos estrangeiros para compras de terras no Brasil.

Esses investidores estão de olho em 20 milhões de hectares disponíveis no cerrado brasileiro para a agricultura. Deste total, a estimativa é que pelo menos quatro milhões de hectares sejam divididos por 15 grandes grupos, entre investidores estrangeiros e empresas nacionais profissionalizadas. O interesse é tanto na aquisição de terras para investimentos quanto na produção de grãos como e fibras.

Outros países

Americanos, holandeses, portugueses e japoneses já investem na região do Mapito. Existem pelo menos, dez empresas de médio e de grande porte, cultivando principalmente algodão, soja e milho. (Elmiro de Deus com informações do jornal valor Econômico)
Fonte: Secom