Fupact presente na 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia

O presidente da Fundação Palmas de Ensino, Ciência e Tecnologia (Fupact), Paulo Fernando Martins, participa da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece de 26 a 28 de maio, em Brasília.

Paulo Fernando - Fotógrafo: Fernando Alves

Na oportunidade serão analisados os programas e resultados do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional 2007-2010.

As sugestões serão encaminhadas para a formulação de uma Política de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, a qual terá como objetivo principal um desenvolvimento sustentável, cujos aspectos econômico, ambiental e social sejam respaldados por uma discussão ampla com a sociedade.

Convocada por Decreto Presidencial de 3 de agosto de 2009, com o título “Política de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação com vista ao Desenvolvimento Sustentável”, a conferência nacional foi precedida por cinco conferências regionais, realizadas no primeiro quadrimestre de 2010. Para Paulo a realização de encontros nos estados e de fóruns de discussão por todo o país estimularam o debate acerca da importância estratégica da ciência e tecnologia (C & T) no país, funcionando como mecanismo de preparação para a Conferência.

“Neste sentido, a Fupact cumpriu um importante papel de mobilização e motivação ao organizar e realizar, em parceria com o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais da Área de Ciência e Tecnologia, o 1º Seminário Intermunicipal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Tocantins”, considera Martins, que apresentará na conferência as experiências de Palmas.

O seminário aconteceu em Palmas no dia 18 de maio e teve 113 inscritos de 16 cidades do Tocantins. Envolvendo secretários municipais, gestores públicos, representantes do setor produtivo, dirigentes de instituições de ensino superior, pesquisadores e professores. Agora, será constituída uma Rede de Trabalho que pretende definir uma agenda capaz de fortalecer os municípios na área de ciência e tecnologia.

O evento também foi parte integrante do Curso Básico de Gestão em Ciência e Tecnologia com ênfase na captação de recursos. Na avaliação do presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais da Área de Ciência e Tecnologia, Silvio Ramos, o 1º Seminário Intermunicipal foi um sucesso, demonstrando a capacidade de mobilização da Prefeitura de Palmas e a preocupação dos prefeitos tocantinenses para com a questão da ciência e tecnologia como eixo do desenvolvimento sustentável dos municípios. (Wédila Jácome)
Fonte: Portal Palmas