Sem categoria

Mais da metade do leite no Brasil sai da agricultura familiar

Mais da metade do leite produzido no Brasil sai dos pastos da agricultura familiar. São pequenas propriedades como a de Roni Gweller, no município de Constantina, norte gaúcho. Além dos sete mil litros de leite produzidos por mês, Roni e a mulher, Loreci, plantam milho, trigo, frutas e verduras. Mas o leite é o que paga as contas.

“Não tem nada que dê maior retorno na nossa propriedade hoje que o leite. Ele é carro chefe. O leite que mantém a casa, as despesas, as prestações”, conta o agricultor de 36 anos.

Segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2006, a agricultura familiar emprega 12,3 milhões de brasileiros, o que representa 74% da força de trabalho no campo. E assim como Roni, mais de 3 milhões de agricultores familiares são donos do próprio negócio.

"Eu faço tudo. Eu nem vou poder nominar o que eu faço, porque a gente faz tudo na lavoura. Cada serviço na sua época. Quando é verão, você tem uma coisa para fazer. Quando é inverno, outra coisa. Na entressafra, que tem menos coisa, nunca pára o serviço para quem tem gado leiteiro. A vaca não espera para amanhã. Tem que tirar o leite duas vezes por dia.”

Fonte: Dilmanaweb