CTB filia sindicato de trabalhadores rurais no interior do TO

CTB no interior do Tocantins

CTB-TO realiza visitas no interior e filia sindicato de trabalhadores rurais

O Presidente Estadual, Antonildo Medeiros, e o Secretário Sindical, Arlindo Mota, da CTB-TO estiveram neste final de semana realizando visitas a sindicatos na região central do estado. Nas visitas os dirigentes discutiram os trabalhos desenvolvido pela Seção Estadual da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB desde sua fundação em agosto de 2009 e também distribuíram materiais da Central.

Na sexta-feira foram feitos contatos com os sindicatos de Miracema do Tocantins, em Fortaleza do Tabocão eles foram recebidos pela presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Fortaleza do Tabocão, a vereadora Maria Emília, que falou sobre as atividades desenvolvidas pelo sindicato, em Guaraí o presidente do STR de Guaraí, João Bezerra, saudou a iniciativa da CTB. No município de Pedro Afonso eles foram recebidos pela Secretária Geral do Sindicato de Trabalhadores Rurais, Irene Ribeiro, que também agradeceu a visita.

Quase na divisa do Tocantins com o Maranhão, no final norte da Chapada das Mangabeiras, em Recursolândia, foram feitas reuniões com trabalhadores rurais do Povoado do Barro Alto, ainda na sexta-feira e ,no sábado, no Assentamento da Barra Mansa, as reuniões contaram com a presença de cerca de setenta pessoas e serviram de preparação para a Assembléia Geral do STR de Recursolândia.

Assembléia realizada no domingo contou com a presença de autoridades do município, a Vice-prefeita, Nadir Pinheiro, o Presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Neto e com a participação de quase 100 trabalhadores e trabalhadoras rurais da região. O evento contou com uma importante palestra de Arlindo Mota, que é Secretário da Terceira Idade da Federação de Trabalhadores Rurais do Tocantins-FETAET. Arlindo falou sobre as lutas do movimento sindical, a importância da contribuição financeira ao sindicato e políticas públicas para os trabalhadores do campo( principalmente os da terceira idade e mulheres).

Depois da palestra de Arlindo Mota, o presidente do sindicato, João Neto Dias e o presidente da CTB-TO, Antonildo Medeiros, abriram as discussões sobre a importância da filiação do sindicato a uma Central, Antonildo falou sobre a história da CTB. No final foi colocada em votação a proposta de filiação do sindicato à CTB a proposta foi aprovada por unanimidade dos presentes. O STR de Recursolândia é o primeiro sindicato de trabalhadores rurais do Tocantins a se filiar a CTB. Também foi feito sorteio de brindes da CTB.