Conselho de Segurança condena ataque israelense a navios em Gaza
Em comunicado, o órgão máximo da ONU condenou as "ações que resultaram nas perdas de pelo menos 10 civis e deixaram muitos outros feridos"; Conselho também pede a liberação imediata de todos os navios e civis detidos por Israel.
Publicado 01/06/2010 11:01
O Conselho de Segurança pediu nesta terça-feira uma investigação imparcial, imediata, transparente e de credibilidade sobre o ataque israelense contra navios que transportavam ajuda humanitária à Gaza.
Em comunicado presidencial, o órgão máximo da ONU condenou as "ações em águas internacionais, que resultaram nas perdas de pelo menos 10 civis e deixaram muitos outros feridos".
Liberação
Na nota o Conselho também pede a liberação imediata de todos os navios e civis detidos por Israel. O texto ressalta ainda que o bloqueio israelense na Faixa de Gaza não é sustentável e enfatiza a necessidade de entrada regular de materiais no território ocupado palestino.
Segundo agências de notícias, o incidente aconteceu na madrugada de segunda-feira a cerca de 60 km da costa de Gaza.
Ainda de acordo com as agências, forças israelenses ocuparam os navios, que tentavam furar o bloqueio, e atacaram a maior embarcação com cerca de 500 pessoas de várias nacionalidades à bordo.
Sessão
Em comunicado na segunda-feira, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, disse estar chocado com o número de mortos e feridos. Falando em Kampala, no Uganda, onde esteve em visita oficial, ele lembrou que os barcos transportavam ajuda humanitária.
O Secretário-Geral condenou a violência e pediu a realização de um inquérito para determinar as circunstâncias do incidente, que chamou de ato sangrento. Ban disse ainda que Israel deve fornecer com urgência uma explicação.
O Conselho de Direitos Humanos da ONU deve realizar nesta terça-feira em Genebra uma sessão especial para discutir o ataque israelense aos navios em Gaza.
Fonte: Rádio ONU