Inácio Arruda critica ataque de Israel a comboio humanitário

Ao presidir nesta segunda-feira (31/05), a sessão do Senado Federal, o senador Inácio Arruda registrou sua indignação ao ataque praticado por fuzileiros navais israelenses, a um grupo de seis navios liderados por uma embarcação turca, que levava ajuda humanitária a Faixa de Gaza, matando nove ativistas e ferindo 30.

"Quero registrar a minha indignação diante de tal ato e prestar minha solidariedade àqueles que foram solidários aos palestinos e também a muitos israelitas que são defensores da paz, porque não há ali apenas a truculência", disse o senador cearense, acrescentando que “a truculência está sendo exercida pelo Estado".

Inácio explicou que em águas consideradas internacionais, o Estado de Israel atacou uma embarcação absolutamente indefesa, que não tinha nenhuma condição de revidar o ataque, ferindo de morte alguns de seus ocupantes, aprisionando o barco e cometendo, portanto, um crime de guerra. "Alguns consideram até que o exército de Israel cometeu abusos semelhantes aos realizados pelos piratas nos mares internacionais".

Para Inácio, a posição do governo de Israel é absolutamente inaceitável. "Não pode haver essa arrogância e truculência, que têm como base o apoio de uma parte da mídia internacional, conservadora, que defende as ações extremistas do Estado de Israel.

Imaginem se esse ato tivesse sido cometido por integrantes do exército iraniano, ou da Síria, ou mesmo dos palestinos, como teria sido a truculência das grandes potências ou da maior potência do mundo em relação a esses Estados? Parece que, para um ato cometido pelo Estado de Israel, tem que haver sempre clemência, tem que ter sempre perdão", disse indignado.

Ainda em seu pronunciamento, Inácio pediu que o Senado brasileiro faça uma nota mostrando toda a sua indignação com o ato cometido contra uma ação humanitária praticada por voluntários do mundo inteiro. “Eu considero um ato que não pode ficar sem resposta. Israel tem se colocado contra todas as resoluções das Nações Unidas, em relação ao Estado Palestino, principalmente”.

"Chegou a hora de a comunidade internacional chamar o Estado de Israel à ordem. Israel não pode querer enfrentar o mundo inteiro, para manter-se numa posição de arrogância diante dos palestinos e do mundo, numa demonstração de força, de poder", concluiu.

Fonte: Assessoria de imprensa do Senador Inácio Arruda