Livro explora potencial do rádio para a educação

As práticas do uso do rádio e a sua reinvenção digital na educação é o tema proposto no livro “Do Meb à Web: o rádio na educação”, organizado pelos professores Nelson Pretto, da Faculdade de Educação da UFBA, e Sandra Tosta, da Pontifícia Universidade Católica da Minas Gerais. O lançamento será nesta terça-feira (01/6), na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, no Canela, às 19 horas.

A obra reúne estudos de pesquisadores do Brasil (Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro), Espanha e Portugal, traçando o percurso do rádio desde a década de 1960, quando foi utilizado por integrantes dos projetos de alfabetização popular com o objetivo de formação de cidadania, até as atuais e modernas possibilidades advindas com o surgimento e ascensão da internet.

“O rádio está presente na vida dos brasileiros de forma intensa. São mais de 90% dos domicílios com rádio, correspondendo a cerca de 38 mil casas com os tais aparelhinhos que encantam a todos, inclusive o dramaturgo alemão Bertold Brech que, na década de 20 de século passado, já acreditava que, se em cada residência existisse um aparelho de rádio capaz de enviar e receber mensagens, estariam dadas as condições para se instaurar uma esfera pública cidadã sustentada pela infra estrutura técnica. E Brecht não tinha visto nada”, afirmou Nelson Pretto em artigo publicado no jornal A Tarde de 22 de maio.

Os temas abordados ao longo de 12 capítulos (208 páginas) tratam desde legislação e políticas públicas para rádios livres e comunitárias, e o seu papel na construção da cidadania e da identidade; à utilização de softwares livres para a criação de rádios web, e as possibilidades e desafios da rádio web na educação. O texto de apresentação, assinada pelo professor Guillermo Orozsco, da Universidade de Guadalajara (México) – uma referência nos estudos da relação educação-comunicação -, faz uma reflexão maior sobre o uso do rádio na América Latina pelos movimentos sociais

No lançamento, serão apresentados trechos da inédita peça radiofônica A Vida de Franz Biberkopf, de Alfred  Döblin, com direção de Gideon Rosa. A programação também inclui uma audição da adaptação de um dos programas do Movimento de Educação de Base – MEB que, na década de 60, tornaram-se notórios na alfabetização de adultos em movimentos populares, com o método de Paulo Freire.

Da redação local