Ibope: Dilma e Cabral disparam e venceriam no 1º turno no RJ
A pesquisa do Ibope não deixa dúvida do avanço de Dilma Rousseff. No Rio de Janeiro, como mostrou o Instituto, a pré-candidata do PT tem 44% dos votos, contra 27% de Serra e 10% de Marina Silva. Os números dariam para eleger Dilma no 1º turno do estado, assim como acontece com o governador Sérgio Cabral (PMDB), que tentará a reeleição.
Publicado 02/06/2010 19:10 | Editado 04/03/2020 17:04
A petista também lidera na intenção de voto espontâneo. Dilma tem 19% e Serra, 11%. A pré-candidata também tem a preferência dos eleitores com curso superior: 45%, contra 26% do candidato tucano.
Para o governo do Rio de Janeiro, o governador também aparece com franco favorito e venceria no primeiro turno. Sérgio Cabral tem 43% das intenções de voto, contra 21% de Garotinho (PR) e 12%, de Fernando Gabeira (PV).
No Senado a disputa segue acirrada. O senador Marcelo Crivella (PRB) tem 26%, Cesar Maia (DEM) aparece com 24%, Lindberg Farias (PT), 8% e, por último, Jorge Picciani (PMDB), com 4%.
A pesquisa do Ibope foi divulgada pelo Jornal do Brasil no dia 1º de junho e foi encomendada pelo Sindicato dos Condutores da Marinha Mercante e registrada no TSE (nº 12414/2010)
O Globo esconde “disparada de Dilma”
A pesquisa do Ibope, apresentada no Informe JB, como “Petista nada de braçada no Rio”, não foi recebida da mesma forma pelo jornal O Globo. No dia seguinte, o diário colocou apenas que “Pesquisa Ibope aponta vitória de Cabral no Rio”. A manchete, é claro, sequer foi capa, aparecendo somente no miolo.
A matéria do Globo mostra apenas os números e que Cabral estaria eleito no primeiro turno. Somente no último parágrafo apresenta os dados da pesquisa para a presidência, mas sem fazer o somatório que mostra a disparada de Dilma. Talvez não sejam os números desejados.
Do Rio de Janeiro
Marcos Pereira