Gleisi é “a chapa-quente” para o Senado

Por Milton Alves*

No último sábado(29) ocorreu em Curitiba, o Congresso Estadual da União da Juventude Socialista – UJS, cerca de trezentos jovens debateram a necessidade de mais políticas públicas para a juventude e a participação consciente dos jovens nas eleições de outubro. A UJS tem se destacado também na mobilização do movimento dos Caça-Fantasmas, que exige o fim da corrupção na Assembleia Legislativa do Paraná.

Na abertura do evento, que contou com a presença de várias lideranças políticas e de movimentos sociais, entre elas a da pré-candidata do PT ao Senado Gleisi Hoffmann, um fato chamou a atenção de todos, além da acolhida simpática dos jovens à candidata. Gleisi foi recebida por uma palavra-de-ordem pelos jovens, que com humor e irreverência, entoavam: “sai,sai, sai da frente, Gleisi para o Senado é a chapa-quente”.

A manifestação carinhosa dos jovens expressa, certamente, o apelo e a força da candidatura, aliás a única efetivamente lançada, que significa a perspectiva de mudança na representação do estado no Senado da República. E uma mudança qualificada, sintonizada com as conquistas e os avanços econômicos e sociais do governo do presidente Lula. Além disso, Gleisi reune as condições de amplo respaldo político e o apoio de um vasto conjunto de segmentos organizados da sociedade civil, de representações de trabalhadores até o empresariado.

No pleito passado, a candidata despontou e quase chegou lá, faltou pouco – mas saiu da eleição como uma novidade política e consolidou uma imagem de renovação, uma liderança em ascensão. Hoje, bem situada nas pesquisas de intenção de voto, é o nome que melhor expressa a renovação e representa a necessidade de assegurar, ao lado de Dilma Rousseff, a continuidade e o avanço das conquistas obtidas na gestão exitosa de Lula.

O Paraná merece uma representação mais ajustada com os novos tempos do Brasil: de protagonismo internacional crescente, de políticas permanentes de eliminação das desigualdades sociais e de uma maior participação democrática da sociedade nos rumos do país. São legados já consagrados, marcas já históricas do governo de Lula, e Gleisi, não só tem identificação com esse legado, como compromisso para seguir adiante com novas e mais profundas conquistas para o povo do Paraná e do Brasil. Portanto, para o Senado ela é a chapa-quente.

*É presidente estadual do PCdoB-PR e membro do Comitê Central.