Sem categoria

Maranhão: Flávio Dino sustenta que manterá apoio do PT

O deputado federal Flávio Dino (PCdoB), pré-candidato ao governo do Maranhão, sustenta que manterá o apoio dos militantes do PT mesmo que a aliança formada pelo partido do presidente Lula com o PcdoB e o PSB seja alvo de intervenção nacional.

Na última terça-feira, 1º de junho, representantes da Executiva Nacional do PT estiveram no Maranhão para conversar com integrantes do partido. Falaram em “conciliação” das diferentes tendências do partido, mas deixaram o estado sem especificar qual será o posicionamento nacional diante da situação maranhense.

No estado, o PT decidiu coligar com o PCdoB e o PSB nas eleições para governo do estado, senadores e deputados federais no Encontro Estadual realizado nos dias 26 e 27 de março. Essa mesma decisão foi ratificada no segundo encontro da legenda, realizado nos dias 21 e 22 de maio. Na ocasião, foram definidos os nomes dos petistas Terezinha Fernandes para a pré-candidatura como vice-governadora e Bira do Pindaré para o Senado; e de José Reinaldo Tavares (PSB) para o Senado.

Apoio da militância

O apoio à aliança com o PMDB da governadora Roseana Sarney é defendido principalmente por militantes da tendência Construindo um Novo Brasil (CNB). Mesmo dentro desse tendência, porém, militantes já declararam apoio formal a Flávio Dino.

Em atos políticos de apoio ao pré-candidato do PCdoB, o jornalista Ed Wilson Araújo lembrou que a aliança para as eleições deste ano representa a consolidação de um projeto que começou em 2008, quando Flávio Dino se candidatou para a Prefeitura de São Luís. “Começamos com 4%, crescemos, fomos para o segundo turno e quase ganhamos a eleição. Estamos reeditando essa aliança para consolidar um campo de esquerda no Maranhão”, analisou Ed Wilson.

Para Flávio Dino, ainda que o espírito de mudança seja majoritário, vivo e claro na população maranhense desde a década de oitenta, as opções para o eleitorado tem sido poucas. “Nos últimos trinta anos, tem sido sempre as mesmas as opções para o maranhense, tanto de oposição como se situação. Além de termos chance real de vitória nas urnas, a candidatura do PCdoB é uma oportunidade fora da bipolaridade tradicional que houve nas últimas décadas”, defendeu Flávio Dino.

Candidato já registra crescimento em pesquisas

A idéia de vitória eleitoral defendida por Flávio Dino tem comprovação em pesquisas já apresentadas pela imprensa. Segundo material publicado no jornal O Estado de São Paulo no mês de maio, o pré-candidato do PCdoB cresceu cinco pontos percentuais em um mês de pré-campanha, passando de 13% para 18% das intenções de voto.

Roseana Sarney, do PMDB, ficou estagnada com 48% – exatamente o mesmo percentual
que possuía ao final do segundo turno em 2006. O pedetista Jackson Lago, também não registrou crescimento: tem 24% das intenções de voto, segundo informou o jornal.