Sem categoria

Pesquisas: Pimentel e Costa lideram em cenários distintos em MG

Pesquisa encomendada pelo PMDB de Minas Gerais ao Ibope sobre a disputa ao governo local aponta, no levantamento espontâneo, Hélio Costa (PMDB) e Antonio Anastasia (PSDB) com 10%, contra 8% de Fernando Pimentel (PT). A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

O instituto testou também outros cenários estimulados, uns com o peemedebista como candidato, outros com o petista à frente da chapa.

Num destes cenários de suposto segundo turno, Pimentel tem 33%, contra 28% de Anastasia. Já Hélio Costa aparece com 37% contra 26% de Anastasia. Em outro cenário, em que é incluído o nome do candidato José Fernando (PV), Costa tem 32%, contra 26% de Anastasia e 3% do candidato do PV. Já quando o candidato é Pimentel, ele soma 29%, contra 25% de Anastasia e 4% de José Fernando.

O Ibope ouviu 1512 pessoas, de 28 a 31 de maio. A pesquisa servirá de base nas discussões sobre a definição do candidato do campo lulista em Minas.

Sensus

O PT também encomendou um levantamento, do Instituto Sensus, sobre a disputa ao governo do Estado de Minas Gerais. A pesquisa mostra Pimentel e Hélio Costa liderando a corrida ao Palácio da Liberdade em dois cenários distintos.

Na abordagem estimulada, num cenário apenas com o nome de Pimentel e sem Hélio Costa, o petista tem 27,7% dos votos e Antonio Anastasia (PSDB) marca 21,4% das intenções. Em outra simulação, quando o candidato é do PMDB, Hélio Costa aparece com 31,1% e Anastasia, com 20,5%. A rejeição dos candidatos, segundo o Sensus, é de 17,1% para Pimentel e 24,3% para Costa.

Já na pesquisa espontânea, o petista Fernando Pimentel aparece com 10,2% das intenções de voto, o governador Antonio Anastasia, alcança 9,2% e Hélio Costa, do PMDB, tem 7,5%.

No final da tarde de ontem, aliados de Pimentel chegaram a vazar alguns números da pesquisa, que não batem com os dados oficiais informados pelo Sensus ao Terra. Tão logo soube do vazamento dos números, ainda sem os índices oficiais, Hélio Costa se mostrou irritado no Twitter com os petistas. "Antes de ser apresentada oficialmente, pesquisa da Sensus VAZA e números são divulgados sem critério técnico confundindo leitura", postou no microblog.

Em tese, o candidato que tivesse melhor desempenho nas pesquisas seria o escolhido para disputar o governo de Minas. A cúpula do PT, no entanto, diz que independentemente do resultado das pesquisas, há um acordo para que Costa seja o candidato.

A pesquisa do Instituto Sensus foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) no dia 27 de maio, sob o número 29649. Foram ouvidas 1,5 mil pessoas entre os dias 27 e 29 de maio. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.

A pesquisa Ibope está registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Minas Gerais sob o número 30277/2010.

Da redação,
com agências