Em discurso, Robert Rios alerta para aumento do consumo de crack

O deputado Robert Rios Magalhães (PCdoB), delegado e ex-superitendente da Polícia Federal no Piauí, conhecedor da gravidade do problema das drogas no país, discursou esta semana sobre o assunto. Na oportunidade, elogiou da tribuna a campanha “Crack – O começo do Fim”, iniciada nesta terça-feira (01) pela TV Meio Norte (canal 07). A campanha mostra depoimentos de dependentes químicos, familiares, médicos e especialistas, abordando o drama provocado pelo avanço do consumo de crack no estado.

Robert Rios Alepi - Alepi
Rios parabenizou o Sistema Meio Norte de Comunicação pela campanha de advertência destinada sobretudo para o público jovem, sobre os riscos do consumo de crack, droga que vicia logo na primeira vez que é consumida, que tem resultado na atmosfera de violência que se vive no Piauí, principalmente em Teresina.

O deputado alertou para os perigos do consumo da droga, “violenta e destruidora, capaz de viciar no primeiro contato”, como ele frisou. “Por ser extremamente barata, já que é um subproduto da cocaína, ela foi usada inicialmente por pessoas pobres, moradores de rua. Hoje, o crack tem tirado o sono dos cientistas, psicólogos, pedagogos, sociólogos… Não se tira alguém do vício prendendo, colocando na cadeia. A arma eficaz contra a droga é a informação, daí a importância de campanhas como essa veiculada na TV”.

Segundo Rios, a juventude, que deveria estar se preparando para o mercado de trabalho, está se drogando. “Apenas a polícia não está preparada para coibir o avanço do vício das drogas, ela enfrentar os cartéis da droga, como do Pablo Escobar, que já morreu, mas o cartel de Medelin continuam funcionando. Robert Rios destacou que países, hoje, exportam cocaína para outras nações, sendo necessária uma ação efetiva e imediata para combater o narcotráfico.

“Os demais veículos de Comunicação deveriam se juntar nessa luta contra o crack”, defendeu o parlamentar, antes de encerrar o seu discurso.