Sem categoria

OMS alerta sobre uso incorreto de medicamentos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) assegura que mais da metade dos medicamentos são prescritos ou vendidos de maneira inapropriada, e tomados de forma incorreta pela maioria dos pacientes.

Um relatório da OMS destaca que essa situação acarreta uma série de problemas para o doente, como a polifarmácia (consumo de demasiados medicamentos), uso excessivo de antibióticos e injeções de prescrição não ajustada a diretrizes clínicas e a automedicação.

Ressalta também que o mau se agrava nos países em desenvolvimento, onde a quantidade de pessoas acometidas de doenças comuns e tratados de conformidade com diretrizes clínicas em atenção primária é inferior a 40% no setor público e de 30% no privado.

Sublinha como nestas nações a proporção de crianças com diarreia aguda, que recebem a reidratação oral necessária, é inferior a 60% e mais de 40% recebe antibióticos desnecessários.

Por sua vez, só 50% dos pacientes acometidos de paludismo tomam os medicamentos recomendados de primeira linha, ou como até 60% de quem padecem infecções respiratórias altas de origem virótica são tratados com antibióticos que não precisam.

Entende-se por uso racional de medicamentos, aquele que a pessoa deve receber de maneira adequada, em dose e período de tempo suficiente, ao menor custo para ele e para a comunidade, explica a OMS.

Fonte: Prensa Latina