Ativistas humanitários mortos são lembrados em celebração

Nesta quinta-feira (9), acontecerá às 11h, na capela da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) a celebração in memória dos ativistas humanitários que foram mortos pelos israelitas no mês passado.

O evento será promovido por diversas entidades ligadas à área dos Direitos Humanos, entre elas estão: a Unicap, o Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), o Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) e o Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (GAJOP).

O Reitor da Unicap, Padre Pedro, que irá presidir o culto solicita a todos, inclusive para as entidades deste meio, que enviem notas de manifestações para o site da Organização das Nações Unidas (ONU) as quais serão fixadas em um cartaz o qual representará a indignação popular sobre o ocorrido.

História do ataque

O exército israelita atacou, no final do mês passado, uma caravana de ajuda humanitária que se dirigia para Gaza. O raid contra um navio turco da frota pró-palestiniana matou dezenas de ativistas e muitos ficaram feridos. A flotilha de seis barcos transportava 750 pessoas e o ataque aconteceu em águas internacionais. O presidente palestiniano, Mahmud Abbas, declarou três dias de luto e a União Europeia vai abrir um inquérito ao incidente

Do Recife,
Elaine de Paula