Festival Nordestino de Teatro com inscrições abertas

A Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA) está com inscrições abertas até 30 de junho para a Mostra Nordeste e até 10 de julho paraa Programação Paralela do XVII Festival Nordestino de Teatro (FNT), que acontece de 04 a 11 de setembro de 2010.

Companhias teatrais dos nove estados podem se inscrever para a Mostra Nordeste. A programação paralela, que consiste nas mostras Ceará (palco italiano ou rua), Infantil, FNT no Maciço e Te-Ato à Meia-Noite, é aberta a grupos cearenses de teatro de atores e de atores com bonecos. As informações completas estão no www.agua.art.br.

Mostra Nordeste

Há três anos, quando chegou à 14ª edição, o FNT abriu mão do formato tradicional e inovou na Mostra Nordeste, carro-chefe da programação. Ao invés de inscritos para o processo seletivo, grupos teatrais dos nove estados passaram a ser indicados por uma curadoria e convidados pela direção do Festival. O caráter competitivo da mostra também foi abolido.

Para a 17ª edição, a panela é mexida novamente e o FNT volta a receber inscrições para a Mostra Nordeste, que continua não-competitiva. Com a mudança, o Festival dá oportunidade a mais grupos nos nove estados mostrarem seus espetáculos à comissão de seleção do Festival, abrindo, assim, o leque para a diversidade de produções teatrais de todo o Nordeste.

Grupos interessados na Mostra Nordeste devem enviar suas propostas para a produção do FNT com o seguinte conteúdo e formato:

Documentos com uma cópia impressa e arquivos em CD: Relação de atores e respectivos personagens; Relação de técnicos e respectivas funções no espetáculo; Croqui de cenário; Mapa de luz ou plano de iluminação; Portfólio do espetáculo com sinopse, máximo de 05 (cinco) fotos em alta resolução, cópias de até três matérias em jornais, revistas ou home pages; Um cartaz ou folder do espetáculo, endereço na internet, etc; Currículo do diretor e do grupo.

Material a ser enviado em DVD: VT do espetáculo na íntegra (02 cópias).

Documentos para envio somente em formato impresso: Proposta de cachê por uma apresentação; Necessidades para viagem do espetáculo (atores, cenários, figurinos, etc).

As propostas para a Mostra Nordeste devem ser enviadas até a data limite via Sedex ou com aviso de recebimento (AR) para o escritório do FNT em Fortaleza com a indicação: XVII FESTIVAL NORDESTINO DE TEATRO DE GUARAMIRANGA / MOSTRA NORDESTE 2010.

Mpstras da Programação Paralela

Além da Mostra Nordeste, o FNT conta ainda com as seguintes mostras da Programação Paralela: Palco Ceará, Infantil, FNT no Maciço e Te-Ato à Meia-Noite, voltadas somente para grupos cearenses de teatro de atores e de atores com bonecos. Estas mostras acontecerão durante o FNT em Guaramiranga e cidades vizinhas, localizadas no Maciço de Baturité. Para as mostras da Programação Paralela, a comissão de seleção poderá escolher até 20 espetáculos inscritos, conforme a estrutura do Festival. O resultado será anunciado até dia 05 de agosto.

Os inscritos podem indicar a mostra que desejam participar e a organização poderá propor alterações de acordo com a estrutura do Festival. A organização do Festival vai arcar com as despesas de transporte Fortaleza-Guaramiranga-Fortaleza, alimentação e hospedagem dos grupos, durante o período de sua participação no FNT, e os cachês pela participação na Programação Paralela serão negociados diretamente entre a organização do festival e cada grupo selecionado.

As inscrições para as mostras da Programação Paralela devem ser enviadas via Sedex ou com aviso de recebimento (AR) também para o escritório do FNT em Fortaleza com a indicação: XVII FESTIVAL NORDESTINO DE TEATRO DE GUARAMIRANGA / PROGRAMAÇÃO PARALELA2010.

Na programação do XVII FNT há ainda debates sobre espetáculos, encontros, oficinas, entre outras atividades. O XVII FNT é uma realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA). Patrocínio: Oi. Apoio cultural: Oi Futuro e Governo do Estado do Ceará/Secretaria da Cultura (Lei Estadual de Incentivo à Cultura). Apoio institucional: Prefeitura Municipal de Guaramiranga.

Serviço

XVII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) Inscrições até 30de junho para a Mostra Nordeste e até 10 de julho para a Programação Paralelado FNT, que acontece de 04 a 11 de setembro de 2010 em Guaramiranga, Ceará.

As propostas devem ser encaminhadas para o escritório do festival em Fortaleza: Av. Barão de Studart, N° 2360 Sala 1706 – Torre Quixadá – CEP: 60.120-002 Bairro Joaquim Távora – Fortaleza-CE. O comprovante de recebimento e o carimbo dos Correios valem como provas do cumprimento da data-limite estabelecida para recebimento das propostas de cada mostra. Regulamento e outras informações estão disponíveis no www.agua.art.br. Tel: 85-3246.2708 (Fortaleza), 85-3321.1405 (Guaramiranga), [email protected] [email protected].

Fonte: Assessoria de imprensa da Secult