Sem categoria

PCdoB inaugura Portal da Organização

Até o final de junho, será inaugurado o Portal da Organização. Com ele se pretende uma ampla e inovadora comunicação sobre o trabalho de construir o PCdoB. Estará hospedado em Partido Vivo, complementando o papel de difusão do sítio oficial do partido. Mas terá um diferencial que é possibilitar maior interação e horizontalidade entre a direção e a militância, permitindo conhecer a opinião do coletivo e obter sua colaboração massiva no a elaboração de linhas para essa construção.

No 6º Encontro Nacional de Organização foi indicada uma mudança de eixo da direção organizativa, concluindo debates abertos no curso do 12º Congresso. A Comissão Política Nacional indicou a necessidade dessa nova política de organização, contida na Resolução de 26 de março último.

Trata-se essencialmente de governar a vida partidária por meio da política renovada de quadros, e de revolucionar a vida militante a partir da base das organizações partidárias. São dois eixos que envolvem uma luta prolongada e perseverante. Ao mesmo tempo, isso exige ampla participação na elaboração, a partir da experiência real de um partido de dimensões mais amplas, de vida aberta e diversificada, num país de dimensões continentais.

Queremos pensar o futuro do PCdoB, à luz da experiência do passado e presente. Pensar o partido daqui a dez anos, como partido comunista de milhões, de rica vida militante democrática, governado por meio de política de quadros avançada. Um partido que nos orgulhe ainda mais ao completar seu centenário de vida.

Esse o papel do Portal: permitir ampla reflexão e participação dos militantes na elaboração e desenvolvimento da linha de estruturação partidária. Para isso, ele anseia chegar a todos os militantes e dirigentes, em especial incorporar ao debate os secretários de organização estaduais, municipais e secretários de bases, em interação permanente.

Por isso, o Portal terá duas pilastras centrais: o mural da vida militante e o espaço da política de quadros. Haverá diversos fóruns de debate sobre esses temas, ouvidoria, cadastro, boletins partidários. Opiniões, debates, conferências e reuniões virtuais em tempo real, postagem de vídeos e imagens, retratando experiências da vida partidária, sobretudo das organizações de base, terão espaço privilegiado. Como todo órgão partidário, haverá moderação do que é publicado, por parte da Comissão Nacional de Organização, sob a editoria e administração de Eliana Ada Gasparini.

Sem dúvida, será um instrumento poderoso para a militância, desde que todos se apropriem dele em benefício de maior estruturação do PCdoB. A condição é que todos ajudem a difundir sempre mais o portal entre a base comunista em todo o país. Como o galo da poesia de Ferreira Gullar.