Lula pede apoio de Inácio na votação e aprovação da UNILAB

Durante solenidade realizada no Banco do Nordeste do Brasil, na manhã desta terça-feira (08.06), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância da implantação da Universidade Federal de Integração Luso-Afro-Brasileira – UNILAB, em Redenção, no Ceará, o primeiro município brasileiro a libertar seus escravos em 1883.

Na ocasião, ele pediu ao senador Inácio Arruda que, como relator do projeto de Lei que cria a universidade, agilize o processo de votação da matéria na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

"Você que é o nosso guerreiro, faça isso por mim", disse Lula, que quer voltar ao Ceará ainda como presidente da República para lançar a pedra fundamental da UNILAB. “A implantação dessa universidade é uma forma da gente pagar a nossa dívida histórica com o povo africano. Por isso senador Inácio Arruda eu lhe peço: aprove o mais rápido possível esta matéria”.

O Projeto de Lei da Câmara – PLC 63/2010, que a cria a UNILAB está marcado para ser votado nesta quarta-feira (09.06), na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, atendendo a um pedido de urgência do senador Inácio Arruda, relator do projeto.

A matéria já foi aprovada em todas as comissões técnicas da Câmara dos Deputados, o que reforça, segundo Inácio, “sua importância e pertinência”. Escolhido relator do projeto de criação da Unilab na CCJ, o senador Inácio Arruda quer aprovar a nova universidade antes do Senado entrar em recesso no mês de julho.

Um dos objetivos da UNILAB é promover o intercâmbio cultural de estudantes brasileiros com o Continente Africano é incentivar estudos que tenham como foco o desenvolvimento de ciência e tecnologia, apresentando um projeto político-pedagógico ousado, assim como o da Unila e o da Uniam, visando a integração internacional.

O projeto de lei que prevê a criação da Unilab em Redenção, tramitando atualmente na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, segue depois para as Comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional e de Educação, Cultura e Esporte , esta última em decisão terminativa.

Fonte: Assessoria de imprensa do Senador Inácio Arruda