Sem categoria

Potências anunciam que rejeitam acordo feito pelo Brasil com Irã

Pouco antes do início da sessão do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) que decidirá sobre a adoção de novas sanções contra o Irã, três das cinco potências nucleares com direito a veto, deram uma indicação clara de qual será seu voto. Estados Unidos, França e Rússia entregaram ao diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano, a resposta oficial com seu parecer sobre o Acordo de Teerã, celebrado no mês de maio entre Brasil, Turquia e Irã.

No encontro com o representante da AIEA, os diplomatas de Washington, Paris e Moscou revelaram a opinião de que o acordo de Teerã não dissipou suas preocupações sobre o programa nuclear iraniano. Principalmente os Estados Unidos continuam insistindo na acusação a Teerã de estar pretendendo fabricar a bomba atômica.

Ainda nesta quarta-feira (9) um projeto de resolução elaborado pelos Estados Unidos, co-patrocinado pelos demais membros permanentes do Conselho de Segurança, será examinado e votado na sede da ONU em Nova Iorque. Caso seja aprovado, será a quarta vez desde 2006 que são adotadas sanções contra o Irã, “suspeito” pelos Estados Unidos de desenvolver a tecnologia nuclear com fins bélicos, o que é negado de maneira contundente pelo Irã.

O embaixador iraniano na ONU, Mohammad Khazei, declarou que a adoção de sanções levará o Irã ao caminho da confrontação. Numa demonstração de que o objetivo dos EUA é desestabilizar o país persa, a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, declarou que as sanções serão “duras” e terão “forte impacto” sobre a situação interna do Irã.

Da Redação, com agências.

Leia também: EUA pressionam por aprovação de sanções contra Irã