Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Transporte Urbano

Na próxima quinta e sexta-feira (10 e 11 de junho), Olinda sedia a 72ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito. O evento promovido pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) será realizado com o apoio da Prefeitura de Olinda e do Fundo Nacional dos Prefeitos.

“O Fórum é o órgão máximo consultivo que trata das políticas públicas relacionadas às leis de trânsito e transporte que vigoram no País. As reuniões acontecem quadrimestralmente e Olinda foi a cidade escolhida para sediar o encontro que marca os 20 anos de atividade do Fórum”, explicou o secretário de Transportes, Controle Urbano e Ambiental de Olinda, João Luiz da Silva Júnior.

A solenidade de abertura, prevista para às 9h da quinta-feira (10), contará com a presença do governador de Pernambuco, Eduardo Campos; do prefeito de Olinda, Renildo Calheiros; do presidente do Fórum, Dílson Peixoto; do presidente da ANTP, Ailton Brasiliense Pires; além do diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Alfredo Peres da Silva; do secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (SEMOB), do Ministério das Cidades, Luiz Carlos Bueno; e do secretário João Luiz da Silva Júnior. A 72ª Reunião do Fórum Nacional acontece na sede da Prefeitura de Olinda.

MOBILIDADE

As políticas de acessibilidade e mobilidade urbana é um dos principais temas a ser discutido durante o Fórum. Secretários e dirigentes públicos de todo o Brasil vão buscar alternativas para implementar ações que possibilitem a construção de um espaço público acessível a todos. Um dos exemplos será o da cidade de Olinda, que em março de 2010 renovou toda a frota do transporte público complementar, substituindo Kombis e Vans por micro-ônibus com rampas de acessibilidade. Durante o encontro ainda serão expostas as experiências do Táxi Acessível de Campinas (SP) e Curitiba (PR).

A aprovação da PL da Mobilidade (Projeto 694/95), que prevê a definição das diretrizes nacionais para o transporte coletivo urbano, também ganha espaço no Fórum Nacional dos Secretários. O tema será abordado na sexta-feira (11), durante a discussão da Política Nacional de Mobilidade Urbana, que terá como coordenador o presidente do Fórum Nacional, Dílson Peixoto, e contará com a participação do secretário da SEMOB, Luiz Carlos Bueno; Renato Boareto, do Instituto de Energia e Meio Ambiente; do secretário de Transportes de Canoas (RS), Luis Carlos Berlotto; e do secretário executivo da Frente Parlamentar de Transporte Público, Ivo Palmeira.

PROGRAMAÇÃO
72ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito
Quando: 10 e 11 de junho
Local: sede da Prefeitura de Olinda

Quinta-Feira (10)

09h Solenidade de Abertura da 72ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte e Trânsito
– Eduardo Campos | Governador de Pernambuco
– Renildo Calheiros | Prefeito de Olinda
– João Coser | Presidente da Frente Nacional de Prefeitos – FNP e Prefeito de Vitória/ES
– Luiz Carlos Bueno | Secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (SEMOB) – Ministério das Cidades
– Alfredo Peres da Silva | Diretor Geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) – Ministério das Cidades
– Dílson Peixoto de Moura Filho | Presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito e Diretor Presidente da Grande Recife – Consórcio de Transporte
– João Luis da Silva Jr. | Secretário de Transportes, Controle Urbano e Ambiental de Olinda
– Ailton Brasiliense Pires | Presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP)

10h Apresentação sobre a política de Mobilidade Urbana de Olinda
Expositor: João Luis da Silva Jr. – Secretário de Transportes, Controle Urbano e Ambiental de Olinda

10h30 Intervalo para o Café

10h45 Políticas de Acessibilidade Universal
Temas:
– Construção do espaço público acessível – relatora: Patrícia Veras (Secretária Municipal de Transporte e Obras de São Bernardo do Campo/SP)
– Táxi acessível – relato das experiências de Campinas/SP – representante da EMDEC e de Curitiba/PR – José Carlos Gomes Pereira Filho – representante da URBS
Debatedores: Todos os secretários presentes

12h30 Almoço

14h30 Informes Gerais
Coordenador: Dílson Peixoto de Moura Filho (Presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito e Diretor Presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte)
Temas: Lançamento do “blog” do MDT – Nazareno Afonso (ANTP Brasília e coordenador nacional do MDT)

15h Discussão da Política Nacional de Trânsito
Coordenador: Rudel Espíndola Trindade Jr. (Presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito|AGETRAN de Campo Grande – MS)
Convidado: Alfredo Peres da Silva (Diretor Geral do Departamento Nacional de Trânsito|Denatran – Ministério das Cidades)
Convidado: Ailton Brasiliense Pires (Presidente da ANTP)

Temas:

– Tarifas dos correios – Informes sobre a reunião com os Correios – relator: Rogério Crantschaninov (Presidente da CET/Santos e do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte e Trânsito)
– Revisão do Código de Trânsito Brasileiro – CTB – relatores: Rudel Espíndola Trindade Jr. (Presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito|AGETRAN de Campo Grande – MS)
– Informes do COMFITRAN – relatora: Lúcia Maria Mendonça (Diretora de Transporte da Secretaria de Transportes de Florianópolis/SC)
Debatedores: Todos os secretários presentes

16h30 Intervalo para o Café

17h00 Discussão da Política Nacional de Trânsito (continuação)
Coordenador: Rudel Espíndola Trindade Jr. (Presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito|AGETRAN de Campo Grande – MS)
Convidado: Alfredo Peres da Silva (Diretor Geral do Departamento Nacional de Trânsito|Denatran – Ministério das Cidades)
Convidado: Ailton Brasiliense Pires (Presidente da ANTP)
Temas:
– Informes do Comitê de Mobilização pela Paz e Segurança do Trânsito – relator: Nazareno Stanislau Affonso (ANTP Brasília)
– Década de Combate à Violência no Trânsito – relator: Ali Hussein Safadi (Diretor de Trânsito da FOZTRANS Foz do Iguaçu / PR)
– Atuação das empresas públicas e de economia mista na fiscalização do trânsito – relator: Renato Gianolla (presidente da URBES – Sorocaba / SP)
– Uso da Guardas Municipais na operação e na fiscalização do trânsito – relator: Renato Gianolla (presidente da URBES – Sorocaba / SP)
Debatedores: Todos os secretários presentes

18h30 Encerramento

20h30 Jantar de Confraternização
Comemoração dos 20 anos Fórum Nacional – homenagem especial aos ex-presidentes

Sexta-Feira (11)

09h Discussão da Política Nacional de Mobilidade Urbana
Coordenador: Dílson Peixoto de Moura Filho (Presidente do Fórum Nacional)
Convidado: Luiz Carlos Bueno (Secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana|SEMOB – Ministério das Cidades)
Convidado: Renato Boareto (Instituto de Energia e Meio Ambiente)
Temas:
– PAC da Copa e PAC 2 – Investimentos em transporte coletivo – relator: Luis Carlos Bertotto (Secretário de Transportes de Canoas/RS)
– Aprovação do PL da Mobilidade (Projeto 694/95) – que prevê a definição das diretrizes nacionais para o transporte coletivo urbano relator : Ivo Palmeira (Secretário Executivo da Frente Parlamentar de Transporte Público)
Debatedores: Todos os secretários presentes

11h Intervalo para o Café

12h Discussão da Política Nacional de Mobilidade Urbana (continuação)
Coordenador: Alexandre de Moraes (Sec. Municipal de Transportes de São Paulo)
Convidado: Luiz Carlos Bueno (Sec. Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana|SEMOB – Ministério das Cidades)
Convidado: Renato Boareto (Instituto de Energia e Meio Ambiente)
Temas:
– Impacto dos corredores exclusivos na redução de emissões – relator: Renato Boareto (IEMA)
– Marketing no transporte público – relatora: Márcia Medeiros (Gerente de Marketing do Consórcio Grande Recife)
– Informes Gerais
Debatedores: Todos os secretários presentes

14h30 Encerramento

16h30 Visita Turística ao Sítio Histórico de Olinda

Fonte: Site da Prefeitura de Olinda