Feminista negra assume coordenação da UBM/SC

A União Brasileira de Mulheres de Santa Catarina tem nova coordenação em Santa Catarina. O ato de posse da nova executiva, eleita durante congresso em abril, concentrou representantes de movimentos de mulheres, sindicatos, parlamentares e outras organizações no plenarinho da Assembléia Legislativa de Santa Catarina no dia 9 de junho.


Reorganizada em 2005 no estado, a UBM de Santa Catarina entra na sua terceira gestão. Nas duas primeiras, foi conduzida pela assistente social Simone Lollato. Em tom de agradecimento, a feminista catarinense natural de Chapecó destacou a parceria que marcou a relação dos diferentes movimentos feministas e de mulheres durante o tempo em que esteve à frente da UBM. “A solidariedade entre os movimentos sustenta a luta das mulheres em Santa Catarina”, declarou.

A nova coordenadora é a militante feminista e do movimento anti-racial Estela Maris Cardoso. Professora primária e coordenadora de gênero da União dos Negros pela Igualdade (Unegro), Estela ajudou a fundar recentemente o Centro de Referência Dulce Rita Cardoso, organização que pretende incentivar o protagonismo social e profissional das mulheres moradoras do Alto da Caeira, comunidade onde nasceu e mora. Apesar de tantas tarefas que lhe exigem atenção, Estela se declara tranquila com a nova atribuição. “A UBM atua coletivamente, sempre podemos contar umas com as outras”, disse a coordenadora.

A deputada ubmista Angela Albino, cicerone da atividade na ALESC, conclamou a UBM e os organizações feministas a manterem a união que inspira a luta de todas as mulheres. “São os valores femininos que vão fundar uma nova sociedade sem opressão e com mais justiça”, afirmou.

Coube à vice-coordenadora, Raquel Guisoni, renovar o compromisso da organização com a superação do sistema patriarcal e a construção do socialismo. Militante histórica da UBM, a professora lembrou a tarefa política das mulheres neste ano eleitoral. “É um ano em que temos a possibilidade concreta de ampliar a participação feminina no poder executivo e nas casas legislativas através do nosso voto e do nosso empenho”, assinalou Raquel.

Atuação reconhecida

Mesmo com pouco tempo de atuação local, a UBM alcançou o reconhecimento das principais organizações. Ajudou a rearticular e integra a mesa diretora dos conselhos estadual e municipal (Florianópolis) dos direitos da Mulher. As UBmistas catarinenses participam ativamente da construção de políticas para as mulheres em nível nacional na área da saúde, comunicação, contra a violência doméstica, a lesbofobia e o racismo.

Essa ampla atuação conta exclusivamente com a dedicação espontânea das militantes, considerando que a entidade não recebe qualquer fonte de financiamento. “As militantes dos movimentos de mulheres são testemunhas da luta desta entidade e suas bandeiras em favor de um mundo de igualdade contra toda forma de opressão, por direitos e valorização do trabalho da mulher. As que não conhecem certamente hoje usufruem da luta incansável destas companheiras”, afirma a presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim-Florianópolis), Gerusa Machado.

Também prestigiaram o encontro os/as presidentes da Casa da Mulher Catarina, Patrícia Alves de Souza, da União da Juventude Socialista, Jouhanna Menegaz, do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Mirtes Piovesan, do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Urbanas (MMTU), Tania Slongo, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Gerusa Machado, do Sindicato dos Jornalistas, Rubens Lunge. A senadora da república, Ideli Salvatti, e o deputado licenciado Pedro Baldissera enviaram representantes.

Integrantes da UBM/SC

Estela Maris Cardoso (Coordenadora Geral)

Raquel Felau Guisoni (Vice-Coordenadora Geral)

Stella Davi (Coordenadora Administrativa)

Alcenira Vanderlinde (Coordenadora Financeira)

Ana Claudia Rocha Araujo (Coordenadora de Formação)

Janine Marques Konfidera (Coordenadora Regional Oeste – Chapecó)

Maria Dorotéia Marceneiro (Coordenadora Regional Sul – Criciúma)

Solange Vivas Fernandez (Coordenadora Regional Vale – Itajaí)

Cirlei Daros (Coordenadora Regional Norte – Blumenau)

Simone Lolatto (Coordenadora Grande Florianópolis – Florianópolis)

Cíntia Rodrigues (Coordenadoras do Pleno – Itapema)

Jacira Madruga (Blumenau)

Ana Maria da Silva (Blumenau)

Sara Jane Ternes (Itajaí)

Angela Albino (Florianópolis)

Janete Teixeira (Florianópolis),

Janete Ely (Florianópolis)

Lenir Pacheco Galindro (Içara)

Conselho Fiscal: Francislene França, Carmen Lucia Luiz, Clarissa Peixoto