O Globo confunde leitor sobre os debates do Plano Diretor do Rio
No dia 11, o Globo publicou uma matéria sobre o Plano Diretor do Rio, que acaba confundindo “o leitor sobre o que verdadeiramente está ocorrendo nos debates”. O jornalista que assina a reportagem, apesar de entrevistar o vereador Roberto Monteiro (PCdoB), relator da matéria, sequer cita suas respostas, atacando diretamente a proposta. Veja a nota emitida pelo vereador.
Publicado 11/06/2010 20:16 | Editado 04/03/2020 17:04
SOBRE O PLANO DIRETOR E A REPORTAGEM DE O GLOBO
A matéria publicada hoje (11/06) no jornal O Globo, “uma ameaça à Barra”, contém várias lacunas que, ao contrário de informar, servem para confundir o leitor sobre o que verdadeiramente está ocorrendo nos debates do plano diretor. Chamo a atenção para algumas incongruências:
1) As emendas polêmicas citadas nas matérias são PROPOSTAS DE EMENDAS. A Comissão Revisora do Plano Diretor ainda não debateu o MÉRITO das emendas citadas, o que será feito no dia 16, quarta-feira.
2) A Comissão Revisora do Plano Diretor tem a prerrogativa de apresentar emendas até mesmo no dia dos debates. Como relator, exigi que fosse dada publicidade prévia a todas as emendas, assegurando que as discussões sobre os temas sejam feitas com total transparência.
3) Durante todo o processo de Revisão do Plano Diretor foram realizadas inúmeras audiências públicas e dezenas de encontros com a sociedade, garantindo assim o debate franco e democrático, cumprindo estritamente o que exige o estatuto das cidades.
4) Causa estranheza que os fatos acima descritos tenham sido informados previamente ao autor da reportagem Luiz Ernesto Magalhães, que os ignorou e optou por fazer uma matéria capciosa.
Concluindo, afirmo que a revisão do Plano Diretor – que de acordo com o Estatuto das Cidades deveria ter sido feita há mais de oito anos – está finalmente pronta para entrar em sua fase final, o que capacitará nossa cidade a viver um ciclo novo e positivo de desenvolvimento sustentável.
RELATOR DA COMISSÃO REVISORA DO PLANO DIRETOR