Sem categoria

Mundo abraça a África do Sul, diz Orlando Silva

O ministro dos Esportes, Orlando Silva, classificou a Copa do Mundo de 2010 como um símbolo da reconciliação da África do Sul com o mundo. Segundo o ministro, o país que até 1990 era alvo de sanções internacionais motivadas pelo apartheid, tem agora a oportunidade de mostrar para todos que é diferente.

“O apartheid criou um estigma para o país”, disse o ministro à equipe da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). "Neste momento o mundo abraça a África do Sul. O esporte mostra sua capacidade de fazer pontes entre povos e nações”.

O ministro disse ainda que a primeira Copa sediada por um país africano é também uma chance única para que o mundo repense temas importantes. Ele citou a aids, o acesso à saúde e o desenvolvimento econômico como pontos importantes a serem rediscutidos.

Sobre o último tema, mais especificamente, o ministro rebateu às críticas dos que afirmam que a Copa do Mundo favorece mais os que já têm uma condição econômica e social confortável. Para ele, os investimentos de mundial são benéficos a todos.

“O fato de realizar o Mundial, o fato de tantos investimentos terem sido feitos, isso significa desenvolvimento econômico,” afirmou ele que complementou ao dizer que o desenvolvimento econômico gera empregos. "Então, acho que a Copa ajuda para o desenvolvimento social do país”.

Com Agência Brasil