Sem categoria

Twitter passa o Facebook no Brasil pela primeira vez em maio

Em maio, o Facebook passou o Twitter no Brasil pela primeira vez. Enquanto o microblog fechou com 10,725 milhões de internautas, o site de relacionamentos ficou nos 10,748 milhões, segundo o Ibope. Ambos têm o índice de 28,8% da atenção dos mais de 37 milhões de brasileiros online.

Qualquer pessoa que acompanhe o Twitter sabe que o site tem muitos usuários no Brasil. Volta e meia um dos assuntos mais falados na rede é brasileiro. Mas como o microblog acabou sendo buscado pelo Facebook, que já tem no Orkut um poderoso rival?

Nem todos os usuários são ativos. Segundo José Calazans, analista do Ibope, o Twitter sofre muito abandono – gente que se cadastra e não usa, deixando o perfil parado.

É a briga do cômodo com o rápido. Por mais que sejam mensagens de 140 caracteres, para estar vivo, um perfil no Twitter exige atualizações. Já no Facebook, a fazendinha, os recadinhos, as novas amizades, tudo movimenta o conteúdo dos usuários de forma cômoda, sem pensar muito, por pouco que seja.

Em tempo…

Para quem torce pelo Facebook na briga contra o Orkut, Calazans diz que a rede norte-americana (não que a outra seja brasileira, mas é mais moda por aqui, então) deve encostar no mesmo percentual do Orkut em maio de 2012.

_ Mas isso fazendo um exercício de futurologia muito grande. O comportamento do crescimento teria que se manter o mesmo apresentado até agora _ explica o analista.

Enquanto isso, o Brasil é apontado como o campeão em número de internautas na América Latina pelo estudo da comScore. A pesquisa indica que os brasileiros conectados em fevereiro de 2010 são 34,2 milhões – 20% a mais que no mesmo mês do ano passado.

Em segundo lugar, o México, com 15,1 milhões e a Argentina, com 12,6 milhões.

Os mecanismos de pesquisa são os sites mais visitados, com uma média de 137 buscas por mês para cada internauta – o índice mais alto do mundo. O Google reina absoluto: 88,9% do mercado.

Em segundo lugar vêm as redes sociais, sendo que 50% dos usuários possuem conta no Facebook. No Chile, Argentina, Colombia e México, pouco mais de 4 de cada 5 internautas conectam-se a essa rede. Mais uma vez, o Brasil se diferencia nesse quesito, já que o líder no país é o Orkut, que alcança 72% da audiência.

Para a pesquisa, a rede social da moda é o Twitter. No período estudado, o microblog teve um crescimento de 500% em termos globais, e na América Latina o número é ainda mais surpreendente: 1300%. Os principais clientes do serviço na região são Brasil, Venezuela, Chile e México.

Fonte: Infosfera