Sem categoria

Presidente do PCdoB faz palestra em Congresso da UJS

Cerca de 1200 jovens de todo o pais, acompanharam a aula magna do presidente nacional do PcdoB Renato Rabelo, no 15º Congresso Nacional da União da Juventude Socialista em Salvador na noite desta quinta-feira.

Renato destacou na sua aula a atualidade da luta em defesa do socialismo. 
"Hoje vivemos em um mundo em transição, com a tendência ao declínio do imperialismo hegemônico norte-americano e ao mesmo tempo o surgimento de novos pólos dinãmicos de desenvolvimento como a China, Índia e também o Brasil".
 
Rabelo afirmou também que atravessamos uma crise de grande profundidade no capitalismo, que está atingindo neste momento de forma aguda os países do conetinente europeu, "a fase atual da crise na Europa traz o desemprego e tenta jogar todo o ônus nas costas dos trabalhadores".
 
"A mobilização dos trabalhadores é crescente, e tem fortalecido a construção de um caminho alternativo ao capitalismo, que é o socialismo" lembrou o dirigente comunista.
 
Renato também apresentou a concepção do PCdoB sobre o atual momento da política nacional "Nosso objetivo estratégico, nosso rumo é a construção de uma nova sociedade. Nossa tática é a nossa prática política, a acumulação política, organizativa, no sentido de elevar a consciência dos trabalhadores". 
 
Combate às políticas neoliberais
 
"Nosso partido participa do governo Lula, combatendo as políticas neoliberais e lutando junto com o governo para avançarmos na construção de um projeto nacional de desenvolvimento, na luta por reformas democráticas, liberdade política e soberania do país" afirmou Renato.
 
Sobre a atuação do PCdoB, Rabelo também destacou que para os comunistas, é preciso atuar em três frentes: a participação nos governos democráticos e nos parlamentos, junto com os movimentos sociais, sobretudo das classes trabalhadoras, e na luta de ideias.
"Para nós, participar do governo sem participar dos movimentos sociais e sem participar da luta de ideias não tem sentido"  lembrou o presidente do PCdoB.
Ele deu como exemplos, a recente vitória da juventude aprovada no Senado que garante 50% dos recursos obtidos com o pré-sal serão investidos na educação e o reajuste dos aposentados conquistados graças a mobilização dos movimentos sociais.
 
 
O PCdoB tem programa
 
Ao final de sua aula, Renato comentou as propostas contidas no Programa Socialista do PCdoB, "é produto de um esforço muito grande, cuja essencia é  a transiçao para o socialismo nas condições atuais".
 
"Não existe modelo único, isso varia de país a país, o modelo tem de ser condizente com a realidade de cada país" comentou Renato. 
 
Por fim, Renato comentou o apoio do PCdoB à candidatura de Dilma Rousseff, oficializado na noite anterior em Brasília, "com Dilma iremos avançar, ela própria afirma que é preciso avançar, avançar, avançar e o novo projeto nacional de desenvolvimento visa atingir um patamar mais elevado do que o atingido no governo Lula. Nós podemos dar respostas, não para remediar, para procurar saídas estruturais, saídas de fundo".
 
 
Programa Socialista em Gibi
 
Em seguida, o programa socialista em gibi foi apresentado pela jornalista Bernardo Joffily, autor da publicação, que de forma simples, acessível e alegre traduz o programa para uma linguagem visualmente moderna.
"O gibi tem como foco, tornar o programa socialista acessível, inclusive para as imensas parcelas da população que não tem acesso á internet" destacou Joffily.
 
Bernardo aproveitou para estimular a juventude a produzir também seus materiais e gibis, "eu fiquei preocupado, pois em 1980, me procuraram para fazer um gibi da constituinte, já é hora de ter outros bernardos, é preciso abrir o espaço para os novos desenhistas da UJS".
 
O líder do Bloco de Esquerda na Câmara dos Deputados, deputado Daniel Almeida, que também participou do debate aproveitou também para saudar o congresso e dar as boas vindas em nome do PCdoB da Bahia aos milhares de jovens que estão em Salvador.
 
 
De Salvador
 
Gustavo Alves