Sem categoria

Suécia decide construir novos reatores nucleares

O parlamento sueco aprovou nesta quinta-feira (17) uma iniciativa governamental que determina a construção de novos reatores nucleares, de acordo com informações divulgadas no site do parlamento do país escandinavo.

A iniciativa foi aprovada com uma margem de apenas dois votos, 174 a favor e 172 contrários, depois de um debate entre os 349 integrantes da casa parlamentar do reino sueco.

A energia nuclear representa cerca da metade da energia total utilizada pelo país nórdico, mas a Suécia decidiu eliminar de maneira gradual os reatores nucleares a partir de 1980 por pressão dos ambientalistas.

Ao considerar a energia nuclear como uma energia limpa que não emite dióxido de carbono, muitas pessoas tendem a apoiá-la, sobretudo as simpatizantes do partido governista.

A energia nuclear é considerada uma fonte de fornecimento de energia sustentável e uma forma de enfrentar a mudança climática.

O Reino da Suécia conta com 10 reatores nucleares.

A iniciativa foi aprovada após a prisão de cerca de 50 integrantes do grupo ambientalista Greenpeace, detidos no início da semana apóps saltarem as cercas de segurança máxima da central nuclear de Forsmark, norte de Estocolmo, lugar onde penduraram cartazes contra a energia nuclear.

Fonte: Diário do Povo Online