Sem categoria

Itália terá greve geral em 25 de junho

A Confederazione Generale Italiana del Lavoro (CGIL) convocou uma greve geral de 24 horas para o 25 de junho do funcionalismo público e de no mínimo quatro horas no setor privado, com manifestações por todo o país. O protesto organizado pela CGIL vem responder ao "plano de ajuste" do governo italiano, acusado pela CGLI como "injusto e errado".

“O governo aprovou uma medida injusta, desigual e com as escolhas que deprimem mais e mais a economia”, diz a central sindical no panfleto que convoca a greve geral, anunciada em conferência de imprensa em 17 de Junho.

Segundo os sindicatos, o plano é ruim porque prevê medidas de apoio ao emprego e de crescimento econômico, além de ser desigual porque divide o país, fazendo recair o custo do ajuste sobre funcionários públicos e privados de forma diferenciada, além de afetar regiões, autoridades locais e os cidadãos mais vulneráveis.

O plano do governo Berlusconi é defendido pelo FMI e por Bruxelas e pretende cortar 24,9 bilhões de euros em investimentos públicos durante os próximos anos.

Berlusconi quer aprovar um plano de austeridade que cortará investimento regional e científico (cerca de 40%), congelará salários dos funcionários públicos em geral e reduzirá salários de juízes e dos médicos. Metade dos terceirizados que trabalham para o governo serão demitidos, além de impedir durante um ano os pedidos de aposentadoria.

Além disso, estabelece que em 2012 as funcionárias públicas verão a idade da aposentadoria estabelecida para 65 anos, baseando-se num critério sexista para limitar o direito à aposentadoria.

Da redação, com agências