A questão da mulher é tema de debate no encontro com Luciana

Nesta segunda-feira (21), Luciana Santos reuniu na Casa da Praça, em Olinda, cerca de 250 pessoas no terceiro debate que trouxe como tema a questão da mulher, os encontros temáticos fazem parte de uma série chamada: Encontros Pernambuco Brasil com Luciana. Na ocasião, as mulheres tiveram a oportunidade de participar e contribuir com a plataforma da pré-candidata a deputada federal.

Luciana Santos

Introduzindo o encontro, Luciana Santos falou um pouco sobre o passado histórico das mulheres e apresentou dados sobre as superações femininas. “A questão da mulher também é da sociedade. Na verdade é de todos aqueles que buscam a igualdade”, enfatizou. Luciana disse ainda que, seu interesse pelo assunto surgiu por causa de seu pai, o qual lhe dava livros relacionados ao preconceito contra a mulher.

Entre as áreas em que as mulheres estão tendo pouco destaque, Luciana ressaltou a política. “Falando-se de Pernambuco nós temos apenas duas mulheres que representam muito bem no congresso nacional a força feminina, que é a deputada federal Ana Arraes e Cristina Tavares que foi eleita deputada federal por três mandatos. Agora vivemos um momento impar na história nacional, temos a oportunidade única de eleger a primeira mulher à presidência do Brasil, que é a nossa companheira Dilma Russef, que apesar das criticas da mídia ela vem se firmando nas alternativas populares”, destacou.

Segundo Luciana Santos, o PCdoB é um partido forte e aguerrido que vem lhe apoiando há anos e voltado para as questões feministas, valorizando a política das mulheres. Em Pernambuco especificamente, ela afirma que Lula deixou o maior patrimônio político para o povo, que é a marca na historia brasileira de um homem simples do nordeste o qual fez surgir a esperança da vitória.

Participação das mulheres

O encontro também foi marcado pelas importantes participações de mulheres que de alguma forma estão inseridas na luta pelos direitos da mulher. Veja alguns discursos que amarraram o debate numa perspectiva política sublime e que ressaltou o triunfo das mulheres em diversas áreas da vida.

“Temos o privilégio de ter uma mulher forte e capaz candidata a presidência da republica e outra grande mulher que vai nos representar muito bem em Brasília, que é Luciana. Eu sou da época em que uma mulher escandalizava quando fumava um cigarro, ou dava um beijo no namorado, ou quando usava calças, estou muito feliz com nosso avanço”, articulou Ceci Prestello, uma das diretoras do Coletivo Mulher Vida.

“Cada mulher sabe a dor e delicia de ser mulher. Por isso, eu acho importante o projeto político de Luciana porque nos vemos neste projeto. Precisamos de mais verba parlamentar para enfrentar a violência entre outras graves questões, para tal preocupação temos que ter uma boa parlamentar. Alguém que seja mulher e que saiba a dor e a delicia de ser mulher,” afirmou opinião Rejane Pereira, secretária da mulher da prefeitura do Recife.

“Quando era mais nova eu queria ser advogada como meu pai, mas não havia espaço para a mulher nestas áreas importantes. Fiz faculdade para assistente social e ainda sou escritora, neste meio artístico vejo como é difícil para a mulher ser reconhecida. Luciana é uma pessoa que lutou muito para chegar até onde chegou, ela é uma militante do PCdoB, tem história e merece minha confiança”, falou Maria Áurea Santa Cruz, autora do livro A imagem da mulher na música popular brasileira.

“Fui violentada pelo meu marido, sofri muito até procurar ajuda. Mas graças a Deus, eu encontrei pessoas que puderam me ajudar em Olinda. Desde assistência social até a advogada eu fui amparada. Conheci Luciana nessas condições e ela também me escutou. Por isso que eu visto a camisa do PCdoB e apoio quem me reergueu”, testemunhou uma mulher da comunidade de Olinda, conhecida como Bebê.

“Essa plenária é muito importante porque temos a oportunidade de contribuir de alguma forma. Nestas eleições, as mulheres têm que ser protagonistas nesta luta, pois precisamos dar continuidade ao sistema do SUS e aos programas sociais do governo Lula. A UBM está sim com Luciana!”, destacou Inês Tenório, presidente da União Brasileira das Mulheres (UBM), em Olinda.

Também participaram do encontro professoras, diretoras, secretárias de Olinda, advogadas e assistentes sociais, lideranças da juventude pernambucana, a coordenação das lavadoras de Olinda e do Coletivo Mulher Vida, o deputado estadual Luciano Moura, entre outros convidados.

Do Recife,
Elaine de Paula.