Frente Popular por Alagoas define pré-candidato a vice-governador

Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 21/06, no Hotel Colonial em Maceió, a Frente Popular por Alagoas anunciou a definição do vice-governador de Ronaldo Lessa (PDT). Joaquim Brito foi acatado por unanimidade, após indicação do seu nome pela sua legenda, o Partido dos Trabalhadores (PT).

O nome de Joaquim Brito já era cogitado em discussões anteriores, mas era preciso que o PT definisse internamente se ele seria, de fato, o indicado para ocupar a posição. Na última sexta-feira (18), com a presença de José Dirceu, da cúpula nacional do partido, seu nome foi confirmado pelas diferentes composições da legenda.

Participaram do encontro desta segunda-feira representantes dos oito partidos da Frente, PCdoB, PMDB, PDT, PT, PR, PSL, PV e PRP. Entre eles, além de Ronaldo Lessa e Joaquim Brito, estavam os dois candidatos ao Senado, Renan Calheiros (PMDB) e Eduardo Bomfim (PCdoB), que destacou a importância da escolha de um vice de um aliado histórico como o PT, além do avanço em definir os nomes que compõem a majoritária. “Joaquim Brito é um quadro muito competente do Partido dos Trabalhadores. É o nome ideal para figurar ao lado de Ronaldo Lessa neste pleito”, frisou.

As siglas que compõem a Frente Popular por Alagoas convocaram suas convenções partidárias para o dia 27/06, próximo domingo, estando para ser confirmado o espaço escolhido para abrigar o lançamento oficial conjunto das candidaturas.

Já foram confirmadas algumas lideranças nacionais para a ocasião. Segundo Joaquim Brito, o ministro do Trabalho, Carlos Luppi (PDT), e o presidente nacional do PT, Eduardo Dutra, já confirmaram presença. Um representante nacional do PCdoB também participará, afirmou o candidato ao Senado, presidente estadual do partido, Eduardo Bomfim.

Proporcionais

Segundo os representantes dos oito partidos presentes na reunião, já é um consenso a coligação única para a eleição a deputado federal. Segundo Maurício Quintella, os cálculos apontam para a diplomação de três candidatos da Frente; até mesmo quatro podem se eleger, a depender das outras coligações concorrentes.

Já para deputado estadual, as discussões ainda devem avançar durante esta semana. A principal preocupação dos presidentes estaduais dos partidos é que, com uma eventual coligação única, as legendas de porte menor saiam prejudicadas. Na condição de assumir a candidatura de vice-governador, Joaquim Brito deverá ser o responsável por comandar as negociações.

Eduardo Bomfim, em seu pronunciamento, reafirmou a disposição do PCdoB em compor a coligação para deputado federal. Em relação a estadual, a princípio, o interesse é construir diferentes grupos de partidos. O responsável pelas negociações, segundo ele, será o vereador Marcelo Malta, também da legenda.

Ampliação da Frente

Foi anunciado por Lessa, também, que dois novos partidos podem expandir a Frente. Segundo ele, o Partido Social Democrata Cristão (PSDC) e o Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB) o procuraram para somar forças com as oito legendas já coligadas. Essa questão ainda será discutida, mas a garantia é que ninguém crie obstáculos se a maioria decidir favoravelmente.

De Maceió, Sumaia Villela.